Notícias

 | 07/11/2008 19h24min

Pelas ruas: moradores de Ipanema reclamam de problemas no Arroio Capivara

Para presidente da associação, situação é um crime para a saúde pública

  A sujeira na orla do Guaíba e os freqüentes alagamentos nas proximidades na Rua Gávea vêm angustiando moradores do bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre. Para o presidente da associação de moradores do bairro, Astério José Bloese dos Santos, o descaso com o arroio é um crime para a saúde pública.

Conforme Santos, o conteúdo do arroio não está sendo captado para dentro da estação de tratamento há alguns meses. Santos conta ainda que cerca de 26 casas irregulares foram construídas ao longo do arroio:

— Os resíduos dessas residências potencializam o entupimento das calhas. Assim, a Rua Gávea se torna um outro arroio, alagando casas.




Para amenizar o problema, segundo o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) foram investidos R$ 1,5 milhão na construção de uma galeria que passa por baixo da rua e que serve para escoar a água das chuvas e acabar com os alagamentos rotineiros.

Entretanto, Santos afirma que o sistema é problemático, já que vestígios de esgoto residencial podem ser observados na orla do Guaíba.

— Em algum lugar, essa galeria se misturou com o esgoto doméstico, fazendo com que dejetos fossem largados na areia. Com a chuva, esse material é levado para o Guaíba, aumentando ainda mais a poluição. O local é usado para banho pela população de baixa renda desde a época em que começa a esquentar até o mês de maio do ano seguinte. É um crime com a saúde pública.

De acordo com o DEP, é competência do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) verificar a interferência do esgoto cloacal no pluvial.  Por meio de nota, o Dmae justificou que "algumas vezes, por vandalismo, as pessoas jogam lixo dentro dos poços de visita (localizados na orla), entupindo a rede e gerando este problema". Para prevenir esta situação, o Dmae afirmou fazer limpezas periódicas.

— Em vez de ser ligada ao arroio, esta boca de saída foi colocada sobre a areia. Precisamos fazer também com que as bombas do Capivara voltem a funcionar. É um problema cíclico.

O DEP afirma que o arroio não tem sistema de tratamento e que apenas desemboca no Guaíba. Conforme o departamento, está marcado para a próxima quarta-feira a retirada de detritos da orla. A limpeza da saída da galeria também está prevista para a semana que vem. A primeira parte da reparação vai da Avenida Tramandaí até a Guaíba e deve ser finalizada em no mínimo 30 dias.

—- Neste trabalho está prevista a eliminação do material que está concentrado na calha do arroio, evitando que transborde a saída do Capivara.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.