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 | 20/09/2008 14h49min

Crise internacional não mudará promoção das exportações brasileiras, diz presidente da Apex

Conforme Alessandro Teixeira, crise já era prevista e país tem outros mercados onde atuar

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) não vai mudar sua forma de atuação – voltada para a diversificação de mercados e a ampliação das vendas ao exterior – em função da crise financeira nos Estados Unidos, que deve reduzir a demanda por produtos de outros países. A afirmação foi feita pelo presidente da Apex, Alessandro Teixeira. Segundo ele, a crise já era prevista desde o ano passado e há outros mercados nos quais o Brasil pode atuar.

Na avaliação de Teixeira, os setores que vão sofrer com a crise são aqueles que ainda não diversificaram as vendas para outros países, mas se concentraram nos Estados Unidos. Ele também criticou especialistas que acreditam que o Brasil terá déficit comercial em 2009, por conta da desaceleração da economia de países em desenvolvimento.

– Esses especialistas sempre têm uma visão pessimista porque é isso que dá manchete. Na verdade, eu não acredito que a gente vá ter déficit. É normal que a gente reduza o superávit, é obvio – disse o presidente da Apex.

AGÊNCIA BRASIL

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