| 19/09/2008 06h25min
No turbilhão de informações sobre a crise financeira nos Estados Unidos, investidores do mundo inteiro fazem negócios com cautela. Mas no Brasil, especialistas reunidos na feira sobre finanças Expomoney, em São Paulo, ensinam velhos e novos investidores a fazer isso sem medo. O momento, segundo eles, não poderia ser melhor.
Uma livraria apresenta uma coleção de 15 livros que ensinam passo a passo como investir. Além de pesquisar, é aconselhável conversar, ouvir quem entende do assunto. O consultor financeiro Augusto Sabóia dá palestras três vezes por semana, em que fala de planejamento pessoal. Sabóia diz que ganhar dinheiro é mais fácil do que se pensa, mesmo num momento delicado como agora.
– Agora, pra quem tava fora, é a hora de aplicar. É a hora de comprar. Ação da Petrobras deu cinqüenta e poucos reais. Tava em R$ 26. Que tal? – questiona o consultor.
A Expomoney ocorre há seis anos, sempre no mês de setembro. E concentra investidores e especialistas de bancos e corretoras que em três dias tentam orientar as pessoas sobre como investir seu dinheiro. Neste ano, o evento realiza-se bem no meio da crise econômica dos Estados Unidos. Mas é uma simples coincidência. Aliás, uma boa coincidência.
Andressa Ramalho é gerente de uma carteira de relacionamento com clientes num banco. Diz que aumentou a preocupação dos investidores por causa das notícias sobre a crise norte-americana, mas isso, para o banco que ela trabalha, não é um problema.
– Para o investidor que pensa no longo prazo, pode ser uma boa oportunidade comprando papel, porque está com preço menor – explica.
Emanuel Godinho é gerente da área agrícola de uma corretora, e mudou a tática de convencimento para atrair novos investidores. Segundo Godinho, nenhum foi perdido por causa da crise:
– Alguns olham a tempestade como um problema. Outros olham como um momento ideal para captar cliente.
Onde investir, era a dúvida de Danielle Simões, que até agora só conhecia a caderneta de poupança. Pois saiu da feira decidida. Vai aplicar em ações.
– É hora de crescer na vida – afirma a estudante.
– O segredo é conhecimento. Hoje a pessoa que não tem conhecimento só perde dinheiro. Mesmo que ela deixe o dinheiro dela no banco, ela perde dinheiro todo o mês – garante o consultor Augusto Sabóia.
CANAL RURAL