Notícias

 | 18/01/2009 10h45min

Primeiro-ministro de Israel vai tentar manter trégua em Gaza com ajuda de líderes europeus

Encontro vai ocorrer neste domingo em Jerusalém

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, recebe neste domingo em Jerusalém os chefes de Estado ou de Governo de Reino Unido, França, Alemanha, Itália, República Tcheca e Espanha. O encontro é uma tentativa de escorar o cessar-fogo na Faixa de Gaza com a ajuda destes países contra o contrabando de armas para o Hamas.

Com exceção do primeiro-ministro tcheco, Mirek Topolanek — também presidente rotativo da União Européia —, todos os outros cinco líderes europeus chegarão a Israel entre 18h30min e 19h (14h30min e 15h de Brasília).

Como o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, não foi convidado para a cúpula no Egito da qual participaram os líderes europeus, Israel vê a visita dos seis chefes de Estado ou de Governo da Europa como uma possibilidade para expressar seu ponto de vista após os acontecimentos em Gaza nas últimas semanas.

— Estamos trabalhando com a comunidade internacional para encontrarmos soluções práticas e concretas para o problema surgido com o Hamas — afirmou Yigal Palmor, porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores de Israel, ao referir-se à necessidade de combater o tráfico de armas para a Faixa de Gaza.

—É preciso um esforço internacional para evitar que o Hamas possa voltar a ter armas e, com isso, possa voltar a disparar e a atacar Israel — disse.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.