Notícias

 | 18/01/2009 01h12min

Ban Ki-Moon: decisão unilateral de Israel é primeiro passo para fim das hostilidades

O representante das Nações Unidas está no Líbano, participando do esforço pela paz

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou neste sábado que a decisão do governo de Israel de declarar unilateralmente o cessar-fogo é o primeiro passo para o fim das hostilidades entre o país e o movimento radical islâmico Hamas.

Ban, que, segundo uma declaração escrita distribuída pelas Nações Unidas diz se sentir aliviado pela decisão de Israel, assinala também que isso deveria ser o primeiro passo para estabelecer uma trégua durável que conduza à plena retirada das tropas israelenses de Gaza.

O diplomata, que se encontra no Líbano e  participará da reunião convocada pelo Egito, a ser realizada em Sharm-el-Sheikh, ressaltou que o fim das hostilidades é o objetivo da resolução 1.860, adotada pelo Conselho de Segurança da ONU no dia 8 de janeiro.

Além disso, reiterou que o Hamas tem que parar já de disparar foguetes contra Israel, ao mesmo tempo assegurando que a imediata prioridade é conseguir o acesso urgente de ajuda humanitária em favor da população de Gaza, que há 22 dias sofre com a invasão israelense.

Confira a linha do tempo do conflito
na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.