Notícias

 | 17/01/2009 09h17min

Hamas promete continuar luta mesmo com trégua israelense

Líder libanês Osama Hamdan apelou aos países europeus que rompam relações com Israel

O líder do Hamas no Líbano, Osama Hamdan, afirmou neste sábado que a luta do movimento islâmico continuará enquanto a ocupação israelense continuar e mesmo que Israel suspenda unilateralmente os ataques na Faixa de Gaza.

— A batalha não acabou e não terminará com a suspensão da agressão (israelense), mas, sim, com o fim da ocupação — afirmou Hamdan no Fórum de Apoio à Resistência, que começou ontem no prédio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Beirute.

O líder do Hamas agradeceu os esforços para o alcance de um cessar-fogo entre as partes em conflito, em referência às mediações do Egito e da Turquia, mas afirmou que seu grupo não abandonará a luta.

— Não nos declararemos vencidos. Não vamos perder, e, por cada mártir que cai, ficamos mais fortes — declarou.

Hamdan aproveitou a oportunidade para reiterar as exigências do Hamas para um cessar-fogo: o fim dos ataques israelenses a Gaza, a suspensão do bloqueio à faixa territorial e a abertura das passagens fronteiriças na região. Além disso, pediu que os culpados dos massacres de palestinos sejam levados à Justiça, e disse que, desde o começo da ofensiva israelense contra Gaza, o Hamas guarda provas para que os responsáveis por tantas mortes sejam julgados.

Hamdan também fez um apelo aos países, entre eles os europeus, para que rompam suas relações econômicas e políticas com Israel, e agradeceu os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, por terem decidido cortar os laços com o Estado israelense.

Confira a linha do tempo do conflito
na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

 

EFE

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/01/2009 06h18min
Ataque suicida no Afeganistão mata dois soldados americanos
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.