Notícias

 | 18/01/2009 07h50min

Olmert reconhece que trégua em Gaza é frágil

Primeiro-ministro afirmou que Israel está preparado para continuar os ataques, se considerar necessário

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, admitiu neste domingo que o cessar-fogo na Faixa de Gaza é frágil e que o exército retomará a ofensiva contra o território palestino se os milicianos do Hamas não suspenderem seus ataques.

Na abertura da reunião semanal com seus ministros, Olmert disse esperar que a trégua unilateral adotada por Israel às 2h (22h de Brasília de sábado) também seja respeitada pelo movimento islâmico, embora tenha lembrado que Israel está preparado para todas as opções.

— Caso o fogo continue, o exército está preparado. Saberemos atuar sem demora, como requerem as circunstâncias — advertiu o premiê.

Nas últimas horas, a Faixa de Gaza foi palco de vários tiroteios entre as tropas israelenses e os milicianos palestinos. Pelo menos seis foguetes disparados do território palestino caíram em diferentes pontos de Israel.

Olmert reconheceu que é preciso avaliar o cessar-fogo minuto a minuto, hora após hora.

— As forças do exército estão atentas, ouvem qualquer barulho e estão prontas para qualquer ordem — disse, lembrando que a decisão do governo israelense de declarar uma trégua unilateral dá a Israel liberdade de ação para responder e retomar as operações militares caso as organizações terroristas continuem atacando.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.