Notícias

 | 18/01/2009 10h22min

Irã exige de Israel retirada total da Faixa de Gaza

Manouchehr Motakki considera insuficiente o cessar-fogo unilateral declarado por Israel

O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Motakki, exigiu hoje a retirada total das tropas israelenses da Faixa de Gaza, por considerar insuficiente o cessar-fogo unilateral declarado por Israel. "É essencial que as forças sionistas se retirem completamente das zonas ocupadas. Uma mera interrupção dos ataques por terra, mar e ar não é suficiente para por fim aos combates", disse Motakki.

Nesta madrugada (noite de sábado no Brasil), Israel declarou um cessar-fogo unilateral, que rompeu seis horas depois quando lançar um ataque aéreo contra uma série de edifícios vizinhos ao campo de refugiados de Jabalya. Segundo um porta-voz do Exército israelense, helicópteros abriram fogo esta manhã em resposta "a uma provocação" de um grupo de milicianos que teria disparado contra as tropas.

O chefe da diplomacia iraniana também disse que a decisão israelense de deter os ataques é "uma prova a mais do fracasso dos objetivos sionistas" e outra mostra de que "a vitória está no lado do povo palestino". Na opinião de Motakki, só a abertura das passagens fronteiriças e a retirada definitiva das tropas israelenses "podem asfaltar o caminho e permitir o fim das hostilidades".

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.