Esportes | 14/09/2011 07h10min
As boas atuações de Fernando nos últimos jogos do Brasileirão inauguram uma nova disputa no time de Celso Roth: com Rochemback capitão e titular absoluto, resta ao garoto pleitear a vaga de Gilberto Silva, que havia deixado o time por lesão e agora está recuperado. Se depender de dois volantes históricos do Olímpico, Fernando não sai mais da equipe. Os multicampeões China e Dinho reivindicam a titularidade absoluta ao guri. Na opinião da vencedora dupla, é o momento de a vivência de Gilberto aguardar nova chance no banco de reservas.
— Se eu eu fosse o Celso, daria sequência para o Fernando — entende China, campeão do mundo em 1983 e hoje técnico do Tubarão, de Santa Catarina. — Chegou o momento dele, tem um futuro enorme.
Além dos longos anos protegendo zagueiros em campo, Dinho fala com a autoridade de quem entende de novos talentos. Ao lado de Carlos Miguel, comanda a CRD Sports, empresa que garimpa jovens pelo Interior.
— O guri tem que seguir. Está com personalidade, não está sentido o peso de vestir a camisa do Grêmio. Isso é o mais importante — avalia Dinho, bicampeão da Libertadores, em 95, e do Brasileirão, em 96.
Fernando desembarcou em Porto Alegre após o mundial sub-20 e já caiu no time titular para o Gre-Nal de 28 de agosto. Beneficiado com a lesão muscular de Gilberto Silva, enfileirou cinco bons jogos e arrancou elogios da torcida e do técnico. É um dos expoentes da nova fase do time.
— O Fernando entrou no Gre-Nal e, com ele, ganhamos juventude e participação com a sua pegada. Tem que melhorar algumas coisinhas, mas vem se sedimentado — disse Roth, após a vitória de domingo para o São Paulo.
> A visão de China e Dinho
_Grêmio com Fernando
1. Boa recuperação
2. Mobilidade
_Grêmio com Gilberto Silva
1. Experiência
2. Jogo aéreo
Segundo China, o renome de Gilberto Silva, 34 anos, passagem por Inglaterra, Grécia e Seleção, não será empecilho para o crescimento de Fernando. Pelo contrário. A vasta experiência do mineiro de Lagoa da Prata só vai ajudar a respaldar a decisão de Roth. China se baseia no profissionalismo de Gilberto para uma transição tranquila entre os jogadores.
— Gilberto Silva é um baita profissional, vai entender. Sabe que o guri precisa de espaço — projeta.
Na entrevista coletiva desta terça-feira, Roth fez coro ao pensamento do ex-volante e deu a entender que a vez é mesmo de Fernando. O técnico citou outras mudanças no time feitas por ele para reforçar a sua decisão.
— O jogador sabe quando o colega está bem. Os jogadores é que se escalam. Errado eu estaria se privilegiasse a outra situação. O Gabriel sabe que o Mário está muito bem, e os dois se respeitam. O Gilberto vê como está o menino — avisa Roth. — O Rochemback viu como entrou o Adilson, isso é bom para o Grêmio. O que interessa é quem está rendendo.
Elogiado dentro e fora do Olímpico, Fernando vê o caminho livre para uma vida longa no Grêmio.
> Para comparar
_Fernando
19 anos - 1m73cm
Nove jogos no Brasileirão
Desarmes (média): 10,8
Faltas cometidas (média): 2,6
Aproveitamento no passe: 86,3%
"Eu estava devendo grandes atuações pelo Grêmio. Desde o Gre-Nal iniciei como titular. De lá pra cá eu fui bem. Estou muito feliz pela nova fase do Grêmio"
_Gilberto Silva
34 anos - 1m84cm
10 jogos no Brasileirão
Desarmes (média): 15,5
Faltas cometidas (média): 2,3
Aproveitamento no passe: 91,3%
"Vou sempre trabalhar para jogar. Sempre fui assim e não vou mudar. Tem que ser realista com a situação. Se tiver que aguardar, vou ficar tranquilo trabalhando"
Próximos jogos:
17/09 - Vasco x Grêmio
22/09 - Grêmio x Botafogo
25/09 - Avaí x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Fernando: boa fase e titularidade à vista
Foto:
Wesley Santos, divulgação/Pressdigital e Tatiana Lopes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.