Esportes | 12/09/2011 10h21min
Em breve, Celso Roth terá à disposição para o meio-campo do Grêmio dois volantes pentacampeões mundiais com a Seleção Brasileira. Um deles com a principal, outro com a sub-20: Gilberto Silva e Fernando. O mais experiente está em fase final de recuperação após sofrer lesão muscular na panturrilha. O mais jovem assumiu a posição e vem em boa sequência. Caberá ao treinador fazer sua escolha.
— O Fernando entrou no Gre-Nal, ganhamos juventude e uma participação com pegada, que ele vem sedimentando. Tem que melhorar algumas coisinhas, mas ele está com um astral muito alto depois de ser campeão sub-20. A expectativa é que continue assim — destacou Roth após a vitória gremista por 1 a 0 sobre o São Paulo, neste domingo.
Poucas horas depois, Gilberto Silva concedeu entrevista ao programa Bate-Bola, da TVCOM. Ainda sem saber se terá condições de jogo contra o Vasco, no próximo sábado, o volante reconheceu a boa fase do jogador que ocupou seu lugar. Fez elogios ao garoto, mas afirmou que seguirá trabalhando para recuperar seu lugar entre os titulares.
— Vou sempre trabalhar para jogar. Sempre fui assim e não vou mudar. Claro que vai depender dos meus rendimentos nos treinamentos e da opção do Celso. Caso a decisão dele seja manter o time, tenho que procurar fazer meu trabalho para ajudar a equipe. Por mais que a gente tenha um egoísmo, e acho que é positivo, porque todo mundo quer jogar, quando há uma decisão do treinador e as coisas estão acontecendo, tem que ser realista com a situação. Se tiver que aguardar, vou ficar tranquilo trabalhando — comentou.
Gilberto Silva ainda ressaltou a atuação de Adilson, que atuou na vaga de Fábio Rochemback contra o São Paulo. O capitão cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
— É um problema bom para o treinador. O mais complicado seria olhar para o banco e não ter alternativas — disse.
Na carreira, o volante já atuou como zagueiro diversas vezes, até na Seleção. Questionado se poderia voltar a buscar um lugar nesta função, Gilberto Silva preferiu não fazer projeções. E, mais uma vez, destacou o bom desempenho do seu substituto:
— Tenho que me concentrar na recuperação, não adianta colocar na cabeça que eu vou voltar, e como Fernando está jogando bem vou virar zagueiro. Tenho que ter tranquilidade. Quem está bem tem que ser valorizado.
No período em que ficou fora do time, Gilberto Silva acompanhou pela televisão bons jogos do Grêmio, a retomada das vitórias e das boas atuações, e a sequência de um esquema que o treinador apostou e que deu certo.
— Todo mundo já estava muito incomodado com a situação. Talvez estivéssemos perdendo para nós mesmos, porque o grupo tem qualidade. E quando os resultados começam a acontecer tudo ajuda, a confiança aumenta, todo mundo ganha motivação maior — destacou.
Os 13 pontos que separam o líder Corinthians do Grêmio, que é 12º, não tiram a esperança de Gilberto Silva. Ele acredita que a equipe ainda pode chegar ao título.
— Eu quero pensar que vou ser campeão no final. Já perdi um campeonato com 12 pontos de vantagem pelo Arsenal, faltando oito partidas para o final. O Manchester buscou. Prefiro olhar para frente de forma positiva. Não falaria de título se não acreditasse nisso — ressaltou.
Uma situação parecida aconteceu com o próprio Grêmio no ano passado. A equipe saiu do penúltimo lugar no final do primeiro turno, para embalar no segundo e alcançar a quarta posição, com vaga para a Libertadores.
Próximos jogos:
17/09 - Vasco x Grêmio
22/09 - Grêmio x Botafogo
25/09 - Avaí x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.