Esportes | 11/09/2011 19h58min
O Grêmio atingiu a maioridade no Brasileirão. Depois de superar dois adversários diretos contra o rebaixamento, o time de Celso Roth bateu o São Paulo por 1 a 0 neste domingo no Olímpico e chegou à terceira vitória consecutiva — feito inédito no campeonato. Além de desbancar um dos favoritos ao título num jogo tenso e complicado, o gol solitário de Douglas alça o Grêmio à 12ª colocação, com 30 pontos, e permite ao torcedor sonhar mais alto.
Leia mais
> Confira como foi o minuto a minuto
> Veja mais fotos da partida
> VÍDEO: assista ao gol de Douglas
Depois desse importante resultado, o Grêmio tem uma semana para descansar e trabalhar. O próximo adversário será outro postulante ao título, o Vasco, no sábado, às 18h, no Rio de Janeiro.
Jogo nervoso no Olímpico
Tensão. Assim pode ser definido o primeiro tempo no Olímpico. Afinal, o jogo valia muito para o Grêmio, que queria somar sua terceira vitória seguida e começar a sonhar até com o G-4. Para o São Paulo, visitante com mais vitórias (sete), era a chance de abocanhar a liderança. De mais uma partida entre tantas na tabela do Brasileirão, o confronto virou decisão.
Os espaços no gramado eram artigo raro. Contra a exitosa tática de três meias de Celso Roth, Adilson Batista lançou mão de três volantes. Casemiro, Wellington e Carlinhos Paraíba fecharam as investidas gremistas. A saída foi pelos lados. Julio Cesar estava bem marcado pela esquerda, mas Mário Fernandes soube escapar de Juan pela direita. Foram dos pés do mais novo jogador da seleção de Mano as melhores jogadas.
Gol anulado, pênalti não marcado
Aliás, boas jogadas não faltaram de ambos os lados. Os volantes roubavam rapidamente a posse e já entregavam a bola aos meias. Com transições velozes, o jogo ficou emocionante e completamente indefinido. Faltava, no entanto, finalização. E ela chegou aos 24 minutos para avivar de vez o clima de nervosismo. De um cruzamento da direita, André Lima escorou para o gol. Abriu os braços, mas não foi para comemorar. O centroavante protestava após a anulação do gol, sob justa alegação de impedimento.
Foto: Mauro Vireira
A cobrança sobre Heber Roberto Lopes aumentou cinco minutos depois. Marquinhos foi derrubado na área, mas nada foi marcado. O meia ainda levou um cartão amarelo. Logo depois, Casemiro foi punido por jogada semelhante.
— A pressão deles está surtindo efeito — protestou o goleiro Rogério Ceni na saída para o intervalo.
Faltava o gol
Apesar da qualidade do São Paulo, o Grêmio deixou o campo superior nos primeiros 45 minutos. As investidas de Mário Fernandes sufocaram a zaga paulista. André Lima se tornou um perigo constante. Nos acréscimos, o centroavante ensaiou um belo voleio, que parou no defensor adversário, antes de chegar ao gol de Ceni. Foi por pouco.
— O jogo vai ser definido no detalhe — confirmou o jovem Fernando.
Foto: Mauro Vireira
E o detalhe atendeu por vários nomes no segundo tempo. O primeiro, Victor. O São Paulo cresceu de produção. Dagoberto passou a jogar às costas de Mário Fernandes e só não marcou aos quatro minutos porque o goleiro gremista espalmou um chute muito perigoso. Depois, o outro detalhe vestiu a roupa preta de Heber Roberto Lopes. Aos 19, Casemiro cabeceou e saiu comemorando o gol do São Paulo, mas o árbitro mandou parar. Alegou falta do volante sobre Adilson no início do lance. Antes vaiado por anular com correção um gol de André Lima, Heber passou a ser festejado no Olímpico.
Gol, alívio, mas pressão no final
Um minuto depois, o detalhe, enfim, virou gol. Julio Cesar foi ao fundo de campo e mostrou por que é a grande contratação da era Paulo Pelaipe. Enviou um preciso cruzamento à área são-paulina e encontrou o pé esquerdo de Douglas. Como um centroavante, marcou pela quinta vez no Brasileirão. O Olímpico explodia em festa: era o gol do alívio.
Roth sacou Marquinhos, colocou Miralles. A aposta era na velocidade para os contragolpes. Não funcionou muito bem. Já Adilson Batista foi para cima. Jean e Willian José entraram e aumentaram a força no ataque. O São Paulo era todo pressão.
Foto: Mauro Vireira
Aos 35 minutos, Edcarlos, de boa atuação, cometeu falta perigosa. Rogério Ceni dirigiu-se à bola. A torcida se enervou. Mas o goleiro cruzou, e João Filipe cabeceou por cima. A bola pela linha de fundo foi comemorada com a vibração de um gol.
Sintomático. Ali, era conferido por todos o real valor da vitória do Grêmio. Os três pontos da maioridade tricolor no Brasileirão.
> Ficha técnica
GRÊMIO (1)
Victor, Mário Fernandes, Saimon, Edcarlos e Julio Cesar; Adilson, Fernando, Marquinhos (Miralles, aos 24'2T), Douglas e Escudero; André Lima (Brandão, aos 40'2T). Técnico: Celso Roth
SÃO PAULO (0)
Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro (Jean, aos 27'2T), Carlinhos e Cícero (Willian José, aos 29'2T); Lucas e Dagoberto (Rivaldo, aos 35'2T). Técnico: Adilson Batista
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa-PR) e Bruno Boschilia (PR)
Renda/Público: R$ 561.727,00 - 30.078 pagantes.
Cartões amarelos: Marquinhos, Saimon, Julio Cesar, Douglas e Edcarlos; Casemiro, Juan e Dagoberto
Gol: Douglas, aos 19'2T(1-0);
Próximos jogos:
17/09 - Vasco x Grêmio
22/09 - Grêmio x Botafogo
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.