Itapema FM | 19/01/2015 20h21min
Desde o início da Volvo Ocean Race já houve barco encalhado, danos em mastro e temor de piratas. Para você ficar por dentro de tudo que rola na competição, que passa por Itajaí em abril, O Sol Diário publica quinzenalmente uma coluna com os destaques da regata nos últimos dias. Nesta primeira edição, preparamos um guia básico para entender a disputa até aqui. Confira:
::: Leia mais sobre a Volvo Ocean Race 2014-2015
::: Acesse a página especial da Volvo Ocean Race no Sol Diário
O próximo destino
Volvo Ocean Race está na terceira perna, como são chamados os trajetos da Volta ao Mundo. Depois da Espanha, África do Sul e Emirados Árabes, agora segue para Sanya, na China.
A chegada é a partir do próximo fim de semana. Até lá, o maior desafio será passar pelo Estreito de Malaca, uma das zonas de maior trânsito marítimo no mundo, entre Sumatra e a Malásia.
Baixa no desafio
O mais dramático episódio da regata até agora envolveu a equipe Vestas Wind, da Dinamarca. Em novembro o veleiro encalhou em um recife no Oceano Índico e os velejadores foram obrigados a deixar a embarcação.
O barco passará por reparos em Gênova, na Itália. Deve voltar à regata nas etapas finais, a partir de Lisboa, Portugal, em junho.
Caça ao chineses
A liderança do trajeto para Sanya é da equipe chinesa Dongfeng. Na disputa pelo segundo lugar está o espanhol Mapfre, que tem a bordo o catarinense André Fonseca, o Bochecha — único velejador brasileiro na prova.
"Você precisa se aproximar da costa para evitar correntezas e isso dá muito trabalho a bordo, pois temos de manobrar muito o barco. Cansa bastante."
André Bochecha, sobre o caminho de Abu Dhabi a Sanya
A pontuação
Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.
A classificação até aqui
1º Brunel (Holanda) - 4 pontos
2º Dongfeng (China) - 4
3º Abu Dhabi (E. Árabes) - 4
4º Alvimedica (EUA e Turquia) - 9
5º Mapfre (Espanha) - 11
6º SCA (Suécia) - 12
7º Vestas Wind (Dinamarca) - 20
No porto
As regatas In Port, que ocorrem antes da partida dos barcos de cada porto para um novo trajeto, só valem ponto se houver empate na classificação geral — mas são um espetáculo imperdível.
Concorrida
Pela primeira vez todas as equipes têm o mesmo barco. A mudança deixou a competição mais acirrada e o placar nunca foi tão apertado.
O SOL DIÁRIO
Com imagens incríveis, a Volta ao Mundo encanta quem se arrisca a acompanhá-la
Foto:
Matt Knighton
/
Volvo Ocean Race
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.