Notícias

 | 03/10/2014 19h28min

Série de regatas locais abre competições da Volvo Ocean Race

Primeira prova entre os veleiros ocorre neste sábado em Alicante, na Espanha

A largada da Volvo Ocean Race 2014-2015 está marcada para 11 de outubro, mas neste sábado os barcos da competição já caem na água para a série de regatas locais que abre as disputas em Alicante, na Espanha. Chamadas de In-Port Series, as provas servem principalmente para apresentação ao público e treinamento para as provas oficiais — mas também podem ser importantes no resultado final, já que as regatas locais valem pontos na classificação geral em caso de empate nas etapas ao redor do mundo.

A primeira In-Port Race começa às 9h de sábado (no horário de Brasília), em Alicante, com transmissão ao vivo no site da Volvo Ocean Race. O baile dos barcos, as ultrapassagens no contorno das boias e a intensidade dos tripulantes dão o charme à regata, que tem duração estimada de 50 minutos.

Os espanhóis do MAPFRE confirmaram a escalação do brasileiro André "Bochecha" Fonseca na regata. Isso significa que o catarinense também fará parte do time titular na primeira etapa da Volvo, de Alicante até a Cidade do Cabo, na África do Sul.

— É um sonho estar na Volvo Ocean Race. É uma das melhores regatas que existe no mundo —, disse o brasileiro, que disputa o evento pela terceira vez após passagens por Brasil 1 e Delta Lloyd.

Além do MAPFRE, outros seis times estarão na disputa: Team SCA, Team Brunel, Abu Dhabi, Dongfeng Race Team, Team Alvimedica e Team Vestas Wind. A Volvo 2014-2015 terá 10 etapas ao redor do mundo, com uma parada em Itajaí, prevista para abril do ano que vem.

Como funcionam as In-Port Series

As regatas locais têm no máximo um hora de duração e há muito pouco tempo para recuperar um início ruim. A luta para achar uma melhor posição na largada começa bem antes do aviso sonoro de partida. As regras começam a valer cinco minutos antes. As equipes vão tentar forçar seus concorrentes ao erro ou empurrá-los para o lado sem vento e quem queimar a largada terá de pagar punição.

Os tripulantes só podem correr a In-port Race com a mesma equipe da perna anterior ou a mesma configuração que vai sair para a próxima etapa.

O SOL DIÁRIO
David Ramos / Divulgação

Largada oficial da Volvo ocorre em 11 de outubro
Foto:  David Ramos  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

22/01/2013 13h08min
Volvo Ocean Race confirma parada em Itajaí
17/01/2013 19h24min
Barco brasileiro na regata de volta ao mundo terá bandeira pernambucana
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.