Notícias

 | 19/01/2009 17h08min

Ahmadinejad participa de festa pela "vitória" do Hamas em Gaza

"Nós jamais deixaremos de apoiar os palestinos", afirmou porta-voz de organização

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, presidirá nesta terça-feira a festa que um grupo de estudantes Basij prepara na Universidade de Teerã para comemorar a "vitória" do Hamas em Gaza. O chefe de relações públicas da seção estudantil do movimento de voluntários islâmicos Basij, Ismail Ahmadi, contou hoje à imprensa que o ato não será apenas pela vitória, mas "destacará diferentes aspectos da humilhante derrota sofrida pelo regime sionista".

— Nós jamais deixaremos de apoiar os palestinos — concluiu o porta-voz dos Basij, uma organização composta por jovens com menos de 18 anos, mulheres e homens com mais de 40 anos e fundada após a revolução islâmica de 1979 para sustentar os alicerces do novo regime.

Por sua parte, a Sociedade Islâmica de estudantes da Universidade de Teerã convidou os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, a viajar à capital iraniana para participar de outra festa, ainda sem data, "pela vitória palestina" em Gaza.

— A história e a posteridade terão orgulho do ato de vocês — escrevem em sua carta os estudantes, que não revelaram quando deve ocorrer o ato, mas esperam que os presidentes sul-americanos possam participar do mesmo.

Venezuela e Bolívia decidiram dias atrás romper as relações diplomáticas com Israel, em sinal de protesto contra a ofensiva do exército israelense na Faixa de Gaza. Hoje, o presidente iraniano felicitou o líder do Hamas no exílio, Khaled Mashaal, e ressaltou que o "triunfo" conseguido nas três semanas de resistência à ofensiva israelense "não são mais que o começo".

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

 

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.