Notícias

 | 18/01/2009 13h54min

Começa no Egito cúpula internacional sobre Gaza

Presidente do país fez apelo a favor da reconciliação na mensagem de abertura do encontro

Líderes europeus e do Oriente Médio começaram hoje uma cúpula que busca a pacificação da Faixa de Gaza e a reconstrução desse território palestino.

— O objetivo é muito importante: impulsionar o processo de paz — afirmou o anfitrião do encontro e presidente do Egito, Hosni Mubarak, segundo quem a conferência também tentará colocar um fim ao bloqueio israelense sobre Gaza.

A cúpula, que acontece em Sharm el-Sheikh, balneário turístico do sul da Península do Sinai, tem entre seus convidados os chefes de Estado ou de Governo de França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Turquia e Jordânia. Outros participantes do encontro são o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de viagem pela região, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que chegou de manhã cedo ao Cairo para se reunir com Mubarak.

Na mensagem de abertura da cúpula, Mubarak fez um apelo a favor da reconciliação entre os palestinos e da superação das diferenças entre as forças leais a Abbas e ao Hamas, o movimento que controla a Faixa de Gaza há um ano e meio. De acordo com Mubarak, essa reconciliação palestina tem uma grande importância para o alcance da estabilidade e a reconstrução do território.

Por sua vez, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, elogiou o "bom trabalho" que o Egito fez para evitar a escalada do conflito em Gaza, que explodiu em 27 de dezembro.

— Agora estamos seguindo os esforços egípcios — afirmou Sarkozy.

A conferência em Sharm el-Sheikh, cidade na qual Mubarak costuma receber personalidades estrangeiras, começou por volta das 11h e deve durar pelo menos duas.


Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.