Esportes | 26/07/2011 07h11min
Bastaram 10 rodadas para soar o alerta no Olímpico. Os atacantes perderam o caminho até as redes. Depois de terminar 2010 com o artilheiro do Brasileirão (Jonas, 23 gols), o Grêmio tem apenas um jogador de frente com mais de um gol neste ano. A façanha é de Júnior Viçosa, que acabou de ser negociado para o Sport. No total, são 11 gols, apenas o 13º ataque e um baixo rendimento de finalizações por partida.
Só o Santos, com dois jogos a menos e repleto de desfalques, finalizou menos do que o Grêmio. Para Leandro, mantido como titular absoluto com a chegada de Julinho Camargo, o baixo número de chutes a gol se explica pelo esquema do time. Para o garoto de 18 anos, marcar de cima os zagueiros adversários contribui com a estatística.
— Marcando tira um pouco do espaço para jogar, isso de uma certa forma diminui as finalizações — atesta Leandro, cheio de zelo para não deixar escapar críticas ao esquema: — Não está atrapalhando, já sei fazer. Entendi o esquema dele, jogava assim na base — esclarece.
Maior artilheiro da história do Grêmio, Alcindo, o Bugre, discorda dessa premissa tática e vislumbra um futuro nada promissor para os atacantes. Segundo o ex-jogador, os centroavantes estão cada vez mais isolados e ainda com a obrigação de ajudar na marcação. Cita um exemplo do rival, Leandro Damião. Não entende por que o artilheiro do Inter (25 gols este ano) precisa dar carrinho na bandeira de escanteio. Enfim, diagnostica, contrariado: não se joga mais em função dos atacantes.
— Estão matando o centroavante — lamenta.
Mais do que seca de gols e questões táticas, o desempenho individual dos atacantes não agrada. Tanto que a torcida clama pelo ingresso do Miralles, contratado em maio, mas até agora reserva com Julinho. Outro sintoma das más atuações é a busca pelo mercado. Três dos sete homens de frente começaram a ser negociados. Lins esteve prestes a ir ao Paraná, mas o negócio acabou abortado. Apesar dos elogios de Julinho, Diego Clementino também tem chances de deixar o Olímpico.
Até o momento, apenas Júnior Viçosa, antes titular, teve o seu empréstimo confirmado. Ficará no Sport até o fim do ano. O resultado imediato de sua saída é a perda de uma opção para André Lima. Além de gols e finalizações, faltam centroavantes. Nada que preocupe a direção, que garante confiança na reposição imediata. A solução está no grupo, segundo o assessor José Simões.
— O próprio grupo pode suprir. Temos o Wesley e o Miralles também pode jogar ali como centroavante.
::Ataque-problema em números
Finalizações no Brasileirão (média)
> 1º - Atlético-MG - 17,5
> 19º - Grêmio - 11
> 20º - Santos - 8,5
Quem marcou no Brasileirão
(4 gols de atacantes dos 11 até agora)
> Júnior Viçosa (negociado em 22 julho) - 2 gols
> André Lima - 1 gol
> Roberson - 1 gol
Quem marcou no ataque em 2011
(35 gols até agora - só Jonas marcou 42 em 2010)
> Borges (negociado em 23 de maio) - 11 gols
> Júnior Viçosa (negociado em 22 julho) - 9 gols
> Leandro - 7 gols
> André Lima (lesionado entre março e junho) - 6 gols
> Roberson e Lins - 1 gol cada
Próximos jogos:
27/07 - Grêmio x América-MG
30/07 - Flamengo x Grêmio
03/08 - Grêmio x Atlético-MG
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
CLICESPORTES
Leandro, André Lima e Miralles são os principais homens do ataque gremista
Foto:
Tatiana Lopes
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.