Esportes | 23/07/2011 08h10min
Com a dificuldade que muitos clubes enfrentam para contratar talentos que venham de fora, devido aos altos valores, uma das saídas é aproveitar as promessas que surgem dentro de casa. Desde que voltou ao Grêmio, no início de julho, o técnico Julinho Camargo, que trabalhou nas categorias inferiores, também observa os jovens jogadores que podem brilhar no profissional. Com o tempo, ele pretende conversar com os profissionais da base e avaliar a possibilidade de integração de novos atletas.
No coletivo realizado na manhã desta sexta, no campo suplementar do Olímpico, Julinho Camargo aproveitou para testar alguns meninos junto com os jogadores do profissional que não atuaram como titulares contra o Figueirense, na última quarta, pelo Brasileirão. Alguns nomes foram destacados por ele:
— Temos alguns jogadores, o Felipe (volante), o Dener (lateral-esquerdo), o Spessatto (lateral-direito), e a gente quer cada vez mais dar oportunidade para essa moçada. Hoje, eu ainda tenho dúvidas em relação a quem promover, mas quero ouvir bastante o pessoal que trabalha na base, quem está nas competições, o pessoal que está na Taça BH, que considero uma das principais competições — destacou.
O último jogador que saiu da base tricolor e deu certo foi Leandro. Aos 18 anos, o atacante ganhou oportunidade com o técnico Renato no Gauchão deste ano e permaneceu entre os titulares. Destes citados por Julinho, que participaram do coletivo, os três têm 20 anos, idade limite para os juniores.
O técnico gremista também acompanhou o desempenho de alguns atletas no Mundial Sub-17. O volante Misael, de anos, chamou atenção.
— Quero ver outros jogos ainda. Me agradou muito ver o Misael também. Tem que ouvir quem trabalha lá (na base) — disse Julinho.
"Temos que produzir"
O desempenho de Grêmio e Inter neste Brasileirão está abaixo do esperado, mais ainda do lado tricolor. As duas equipes vêm sofrendo críticas. Para Julinho, que passou pelo rival como auxiliar de Falcão antes de acertar com o Grêmio, é preciso que o departamento de futebol profissional preste atenção na base.
— Acho que Grêmio e Inter têm que sempre pensar alto para chegar no alto. Temos que estar atentos a todas as situações — destacou.
Julinho se mostra engajado no processo de observar e contribuir com avaliações sobre os jogadores da base no Olímpico.
— Eu quero que rapidamente a gente produza um Carlos Eduardo, um Lucas, porque hoje um clube brasileiro não tem grana para ir atrás. Temos que produzir. E também buscar no mercado com olho muito clínico, para fazer belas buscas. Estamos trabalhando e tentando influenciar nisso aqui no clube — disse.
Ainda na ideia de aproximação da base com o profissional, o novo diretor executivo, Alexandre Faria, chegou ao clube também com a incumbência de trabalhar com as categorias inferiores além da principal.
Próximos jogos:
27/07 - Grêmio x América-MG
30/07 - Flamengo x Grêmio
03/08 - Grêmio x Atlético-MG
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.