| 18/02/2010 23h43min
O Avaí fez valer os seu retrospecto dentro de casa e confirmou seu favoritismo diante do Atlético-Ib, nesta quinta-feira, na Ressacada. O Leão fez 2 a 0 e se classificou para enfrentar o Joinville na final do Primeiro Turno, domingo, dia 21, às 17h, na Arena.
Primeiro tempo
O Avaí entrou em campo para a partida com uma grande novidade. O atacante Vandinho finalmente estreou no Leão, e como titular. Logo em seu primeiro lance ele levantou a torcida com um drible em cima do zagueiro Kléber Goiano.
>>> Assista aos gols da partida pelo site da RBS TV
O Avaí levava perigo à defesa do Ibirama com as chegadas de Patric pela direita. Aos 10 minutos, o lateral chegou até a linha de fundo e cruzou para Davi, mas a zaga do Ibirama tirou com o
zagueiro Souza.
Aos 15 minutos, o atacante Vandinho participou de um lance
polêmico. O jogador foi lançado, dentro da área deu um leve toque na bola tirou o goleiro do lance, foi puxado pela camisa por Kléber Goiano e caiu na área, mas o árbitro Célio Amorim não marcou e mandou o jogo seguir.
O lance fez com que a torcida do Avaí se levantasse na Ressacada. Aos 19 minutos, Patric cobrou falta pela direita, o zagueiro Emerson subiu mais do que a zaga adversária e o goleiro Paulo Sérgio e de cabeça abriu o placar na Ressacada. O terceiro dele no Catarinense.
O Ibirama chegou pela primeira vez ao gol do Avaí aos 24 minutos. O experiente Maurício chutou da entrada da área, o goleiro Renan se esticou e caiu na direita de seu gol para fazer a defesa.
Susto na Ressacada
A reestreia de Vandinho não foi à esperada pela torcida. Não pela sua atuação em campo, que em pouco mais de 20 minutos, fez boa jogadas. Mas aos 26 minutos, o atacante sentiu a coxa direita, caiu no gramado e foi
substituído por Roberto. Decepção na Ressacada.
Mesmo sem
Vandinho em campo o Avaí continuou melhor em campo. Em dois lances seguidos, o Avaí quase ampliou o placar. Aos 29, Jhonny avança pela direita e toca para trás, Roberto chegou e bateu para o gol de primeira, a bola desviou na zaga e chegou fácil às mãos do goleiro Paulo Sérgio. Aos 35, o capitão do Atlético, Kléber Gaúcho atrasou mal para o goleiro e Patric tocou na saída de Paulo Sérgio, mas a bola foi pela linha de fundo.
No último lance do primeiro tempo, Patric cobrou falta pela esquerda com muito veneno, a bola encobriu Paulo Sérgio e quase entra no ângulo esquerdo, mas o goleiro se recuperou e tocou a bola para escanteio.
Segundo tempo
O segundo tempo começou mais lento do que o início da partida. O Avaí entrou em campo para administrar o resultado, mas mesmo jogando de forma displicente o Leão teve as melhores oportunidades. Aos três minutos, Davi fez grande jogada no meio campo e tocou para Patric, o lateral cruzou
rasteiro para o meio da área, mas a zaga do
Ibirama tirou.
O Atlético não coseguia sair do seu campo de defesa e pouco chegava na área avaiana. Só aos 18 minutos, Lenílson, que tinha acabado de entrar, driblou dois zagueiros e passou para Maurício, mas o atacante chutou mal e desperdiçou um bom lance para o Ibirama.
O troco do Leão chegou três minutos depois em forma de gol. O lateral Uendel fez grande jogada pela esquerda, entrou na área e foi derrubado pelo zagueiro e capitão do Ibirama, Kléber Goiana. O árbitro Célio Amorim não titubeou e marcou pênalti. O atacante Leonardo cobrou forte, no canto esquerdo do goleiro Paulo Sérgio e marcou seu quinto gol no Campeonato.
O Atlético sentiu o segundo gol e, abatido em campo, não teve forças para uma reação. O Avaí tocava a bola e, em lances esporádicos, explorando os contra-ataques com Roberto. Aos 29, o atacante puxou o contragolpe e passou para Leonardo, que chutou cruzado, Patric chegou atrasado para a concluir a
jogada.
Aos 32 minutos, o Atlético teve sua melhor
oportunidade no segundo tempo. Rafael saiu jogando errado e a bola quase sobrou para Rogério, o goleiro Renan saiu bem do gol e chutou a bola para a lateral.
No último lance da partida, Rodrigo Thiesen chutou de esquerda, da entrada da área, a bola passou muito perto, à esquerda do gol de Paulo Sérgio. Final na Ressacada. Final Avaí 2 x 0 Atlético-Ib.
Ficha técnica
AVAÍ ( 2 )
Renan; Gabriel, Rafael, Emerson (Emerson Nunes); Patric, Johnny, Rodrigo Thiesen, Davi (Medina), Uendel; Leonardo e Vandinho (Roberto)
Técnico: Péricles Chamusca
ATLÉTICO-IB ( 0 )
Paulo Sérgio; Saldanha, Kléber Goiano, Souza, Julinho (Carreta); Edvânio, Gilberto, Antônio Carlos, Teco (Lenísio); Rogério e Maurício (Leomir)
Técnico: Gelson
Silva.
Gols: Emerson (A), aos 19 minutos do 1º tempo e Leonardo (A), aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões
Amarelos: Rogério, Antônio Carlos e Lenílson (At); Gabriel e Jhonny (A).
Arbitragem: Célio Amorim, auxiliado por Claudemir Maffessoni e Josué Gilberto Lamin.
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Público: 6.397
Renda: 31.015