| 05/05/2008 16h45min
Parlamentares que integram as comissões de Agricultura da Câmara e do Senado se encontraram com produtores rurais e lideranças do setor nesta segunda-feira, dia 5, durante a 74ª Expozebu, em Uberaba (MG). Além da rastreabilidade bovina, assunto que também foi tratado na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), na semana passada, a reforma tributária para o agronegócio tomou conta da pauta.
Conforme o deputado mineiro Marcos Montes, que concedeu entrevista para o Canal Rural na feira, os parlamentares estão preocupados com o impacto que a reformulação da carga tributária do país, se efetivada, terá no setor.
– Não enxergamos ainda nenhuma vantagem na proposta da reforma tributária enviada ao Congresso, e isso não só para o agronegócio. Precisamos de mais consenso no que diz respeito a mudanças nos tributos que pesam sobre o setor produtivo, que está muito penalizado – disse.
Segundo o democrata, o projeto da reforma ainda não contempla solução para a “cumulatividade de impostos em cascata, da porteira à mesa do consumidor”, e a baixa remuneração do produtor rural por causa da alta carga tributária.
– A simplificação do sistema precisa de fato desonerar o setor, pontualmente em produtos básicos e insumos para a agricultura, e ainda não conseguimos detectar onde haverá redução da carga tributária – concluiu.