» visite o site do RuralBR

 | 05/05/2008 06h31min

Julgamentos marcam a semana na Expozebu

Jurados usam tecnologia para avaliar cerca de três mil bovinos

Gustavo Bonato, Uberaba  |  reportagem@canalrural.com.br

A maior feira de gado zebuíno do mundo começa a semana em ritmo acelerado. Durante a Expozebu são realizados alguns dos principais leilões do país, além de julgamentos que valem muitos pontos no ranking nacional de cada uma das raças. Os campeonatos começaram nesse domingo, dia 4, e agitaram o parque de exposições Fernando Costa em Uberaba, Minas Gerais.

Na pista, com oito meses de idade, a bezerra Witali FIV da Mata Velha fez sua estréia em grandes julgamentos. Ficou em terceiro lugar na categoria que disputou. Nas arquibancadas, o responsável por ela acompanhava a movimentação. A fazenda em que Nilo trabalha levou 40 animais para concorrer nos diferentes campeonatos da Expozebu.

– Cada animal que entra é uma emoção diferente, e a atenção é constante. Nada é certeza em Uberaba. São muitos animais do Brasil inteiro. Não tem nada garantido. Tem que torcer muito – diz Sampaio.

Ao todo, são mais de 2,8 mil bovinos disputando uma centena de campeonatos. Com tantos animais em pista e julgamentos ao mesmo tempo, foi preciso encontrar uma solução tecnológica. Os jurados usam um computador de mão. As notas são transmitidas por uma rede sem fio e, em poucos segundos, chegam até o locutor e são publicadas no telão.

Por falar em jurados, este ano uma polêmica envolve os campeonatos em Uberaba. Em outras edições da feira, as decisões eram tomadas por até cinco avaliadores. Agora, apenas um é responsável pelas notas de cada raça.

– Isso permite que o jurado fique mais perto do público, seja mais didático e dá mais agilidade ao julgamento. Acho que é uma tentativa bastante válida – avalia Carlos Henrique Cavallari, superintendente de Melhoramento Genético Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS