| 02/05/2008 15h34min
Membros do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) que participam de reunião nesta sexta-feira, dia 2, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) na ExpoZebu 2008 vão formular um documento relatando as principais necessidades do sistema de defesa agropecuária do país. O material será entregue aos parlamentares que integram as comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara e do Senado, presentes na exposição, em Uberaba (MG).
O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, participou da abertura do encontro e revelou que o esforço da entidade para viabilizar a reunião do fórum durante a ExpoZebu é a manifestação do reconhecimento da associação e dos criadores pelo trabalho dos órgãos que executam a defesa sanitária no Brasil.
– A sanidade é um requisito essencial para a sustentabilidade da pecuária. Os órgãos públicos sempre foram parceiros dos produtores rurais brasileiros. Por isso, queremos ser mais uma voz para contribuir com o fortalecimento deste serviço – afirmou.
Olavo ressaltou ainda que a forte demanda internacional por alimentos faz com que os desafios dos produtores brasileiros se "agigantem" no cenário produtivo.
– A retirada da vacinação contra febre aftosa é um sonho da pecuária brasileira. Porém, essa retirada deve estar atrelada a maior estruturação do nosso sistema de vigilância sanitária – disse.
A reunião do Fonesa conta com a participação dos diretores dos órgãos de defesa sanitária animal de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. Segundo o presidente do fórum, Altino Rodrigues Neto, esses estados representam aproximadamente 50% da produção pecuária zebuína brasileira.
O encontro conta ainda com a participação do diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jamil Gomes de Souza, além de representantes das federações estaduais de agricultura.
ABCZ