FESTAS

REÚNEM

POLONESES

DO SUL

Blumenau, Brusque e Massaranduba promovem eventos que atraem descendentes de poloneses de outros estados

 

Encontros e festas das famílias polonesas começaram há pouco na região. Um dos mais tradicionais do Vale do Itajaí é o Evento Cultural Polonês, de Brusque, que está na oitava edição. Para manter viva a memória dos antepassados poloneses e comemorar a contribuição deles para Brusque, a Fundação José Walendowsky é responsável pela organização do encontro destas famílias. O evento deste ano, por exemplo, reuniu 140 famílias, aproximadamente 600 pessoas.

 

– O encontro é uma forma de valorizar a cultura polonesa com as apresentações culturais e principalmente resgatar famílias, reunir amigos e divulgar a presença polonesa em Brusque. Infelizmente, a língua polonesa foi se perdendo com o passar dos anos. Resgatar e principalmente se orgulhar das nossas tradições é um ganho imenso para todos – conta Ivan Walendowsky.

 

 

 

 

Na comunidade Treze de Maio Alto, em Blumenau, a festa da Igreja Nossa Senhora das Dores também reúne os moradores, mas é na 16ª Polski Festyn, da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora de Benjamin Constant, em Massaranduba – bem ao lado da comunidade polonesa blumenauense – que todo ano, em setembro, os poloneses da região se encontram. No dia da festa, uma missa é celebrada na língua polonesa seguida de almoço típico, apresentações e músicas polonesas. O evento encerra com uma tarde dançante.

 

A busca pelas origens tem motivado os encontros brasileiros de origem polonesa. Segundo dados do Consulado Geral da Polônia no Brasil, existem entre 1,5 milhão a 2 milhões de descendentes de poloneses no país, mas não há dados específicos sobre a localização destas pessoas. O que se sabe é que a maioria dos descendentes estão concentrados no Sul do país.

 

No Vale do Itajaí, além de Blumenau, Indaial e Brusque também há registros da passagem de imigrantes poloneses pelas cidades de Botuverá, Timbó, Rodeio, Rio do Cedros, Guabiruba, Benedito Novo, Rio do Sul e Massaranduba, uma das comunidades polonesas mais expressivas do Estado.

 

fotos arquivo  Afolpol

Evento Cultural Polonês, de Brusque, organizado pela  Fundação José Walendowsky reuniu neste ano 140 famílias polonesas de Santa Catarina e do Paraná

 

Textos: Pamyle Brugnago

pamyle.brugnago@santa.com.br

Edição: Cleisi Soares

cleisi.soares@santa.com.br

Design e edição de vídeos: Aderlani Furlanetto

aderlani.furlanetto@santa.com.br

Fotos e vídeos: Gilmar de souza

gilmar.souza@santa.com.br