Notícias

 | 05/08/2006 19h23min

Cuba envia mensagens tranqüilizadoras sobre Fidel

Representantes do governo afirmam que estado de saúde do líder é estável

Dirigentes cubanos seguem enviando mensagens tranqüilizadoras sobre o estado de saúde de Fidel Castro, enquanto organizações como o Comitê de Defesa da Revolução (CDR) mantêm a população e os reservistas mobilizados para evitar riscos externos e internos.

Os arredores do Malecón, a avenida mais popular de Havana, amanheceram hoje com reforço policial. Organizações como o CDR mantêm o chamado à população para que reforcem a vigilância, e milhares de reservistas foram mobilizados em todo o país.

A Associação de Combatentes da Revolução divulgou hoje um comunicado dirigido a Fidel Castro no qual deseja uma rápida recuperação ao líder cubano.

– Continuamos trabalhando com o mesmo fervor revolucionário que o senhor nos ensinou – diz a nota.

A ilha continua calma e os cubanos desempenham suas atividades normalmente, atentos à evolução do estado de saúde de Fidel Castro e à espera de alguma declaração de seu irmão Raúl, após cinco dias de silêncio. Em um fato sem precedentes na história de Cuba, Fidel Castro cedeu o poder provisoriamente na última segunda a seu irmão Raúl, de 75 anos, após uma delicada cirurgia a que teve de ser submetido devido a uma hemorragia intestinal.

O estado de saúde de Fidel Castro é estável, e o presidente cubano descansa para se recuperar o mais rápido possível, disse o presidente do Parlamento de Cuba, Ricardo Alarcón, que justificou o clima de segredo em torno do quadro clínico do líder cubano por uma suposta "ameaça" dos Estados Unidos.

– Somos discretos e não informamos coisas que não são indispensáveis em um momento determinado – acrescentou Alarcón em entrevista ao canal oficial Cubavisión Internacional e transmitida neste sábado pela CNN em espanhol.

Fora da ilha, o vice-presidente Carlos Lage e o ministro da Saúde e membro do escritório político do Partido Comunista de Cuba, José Ramón Balaguer, se encarregaram de enviar a mesma mensagem de normalidade.

Lage, que viajou hoje a La Paz (Bolívia) para participar da cerimônia de abertura da Assembléia Constituinte do país andino, afirmou que Fidel se recupera satisfatoriamente e transmitiu uma mensagem de afeto do líder cubano ao povo boliviano. Na Guatemala, onde inaugurou um hospital oftalmológico, Balaguer transmitiu na sexta a mesma mensagem tranqüilizadora sobre a evolução do estado de saúde do líder da Revolução Cubana.

As viagens ao Exterior de Lage e Balaguer, segundo observadores europeus, demonstram o interesse de Cuba em transmitir uma imagem de normalidade fora da ilha caribenha e dar sinais de que o governo está funcionando e desenvolvendo suas tarefas.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.