| 05/08/2006 08h13min
Notícia publicada na edição deste sábado, dia 5 de agosto, pelo jornal Folha de S. Paulo revela que o presidente de Cuba, Fidel Castro, estaria com câncer. Conforme o periódico, autoridades cubanas teriam informado o fato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dito que, mesmo recuperado, Fidel dificilmente retornaria ao poder.
Ainda de acordo com a Folha, após ser informado da gravidade da doença de Fidel, que completa 80 anos em 13 de agosto, Lula teria dito a um assessor: "parece que vamos perder o nosso amigo".
Segundo comunicado oficial do governo cubano, Fidel Castro, sofreu uma "crise intestinal aguda com hemorragia" que obrigou a uma "complicada intervenção cirúrgica" na última segunda-feira. Pela primeira vez desde a vitória da revolução, em janeiro de 1959, Fidel usou os mecanismos previstos na Constituição e delegou provisoriamente seus cargos de primeiro-secretário do Partido, Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas a seu irmão menor, Raúl Castro.
Nesta sexta Alina Fernández Revuelta, filha de Fidel, disse ter sido informada de que o estado de saúde de seu pai era estável, e que ele estaria inclusive caminhando.
– Isso é o que me disseram, mas também podem ter mentido para mim. Estamos convivendo com incertezas – afirmou Alina à emissora de rádio americana WQBA 1140, de Miami.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.