Notícias

 | 04/08/2006 18h45min

Condoleezza pedirá que cubanos não deixem o país

Secretária de Estado disse que seu país está disposto a apoiar luta por democracia

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, fará hoje um pronunciamento aos cubanos em rede de rádio e televisão, em que pedirá que eles não deixem o país até que a situação política esteja esclarecida. Fontes do Departamento de Estado informaram que a chefe da diplomacia norte-americana deve dirigir-se à população cubana às 18h de Washington (19h de Brasília).

O pronunciamento será feito através da Rádio e Televisão Martí, rede do governo dos Estados Unidos com sede em Miami que divulga notícias em espanhol à ilha. No entanto, é muito provável que sua mensagem não chegue a grande parte da população cubana, já que o governo de Havana interfere nas transmissões da rede norte-americana.

A mensagem da secretária de Estado tem como objetivo aliviar os temores expressados nos últimos dias por alguns responsáveis americanos. A expectativa é de é que a incerteza política na ilha, por causa da doença do presidente Fidel Castro, possa provocar um êxodo em massa de cubanos à costa da Flórida.

Em declarações à rede de televisão CNN, Condoleezza disse hoje que os Estados Unidos estão dispostos a apoiar o povo de Cuba em sua luta pela democracia, além de se mostrar convencida de que o fim dessa disputa acontecerá algum dia.

– Chegará um momento em que haverá uma Cuba livre. Chegará um momento em que não falaremos mais sobre o único país no continente que não tem um líder eleito – afirmou Condoleezza.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.