| 29/09/2008 15h10min
Um grupo bipartidário de deputados da Câmara de Representantes dos EUA derrotou o plano de socorro de US$ 700 bilhões para Wall Street, rejeitando os apelos da administração do presidente George W. Bush e dos líderes do Congresso de ambos os partidos sobre as potenciais graves conseqências da falta de uma ação dos legisladores com relação a crise que atinge os mercados financeiros.
O plano recebeu 228 votos contra e 205 votos a favor e as ações despencaram imediatamente em reação ao resultado, com o Dow Jones caindo 705 pontos na mínima do dia.
A derrota ocorreu apesar dos líderes da Câmara terem mantido a votação aberta além do limite de tempo de 15 minutos, com os defensores do plano incapazes de convencer um número suficiente de deputados de ambos os partidos a mudarem seus votos contrários.
O resultado da votação é um importante revés para a administração Bush, especificamente o Departamento do Tesouro, assim como para os legisladores que
trabalharam durante a última semana para
viabilizar o pacote, concebido como resultado do colapso do Lehman Brothers Holdings Inc, socorro do governo para a gigante American International Group Inc (AIG) e tomada do controle das agências hipotecária Fannie Mae e Freddie Mac.
Horas antes da votação, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush disse nesta segunda, em pronunciamento na Casa Branca, que estava certo de que o país iria superar os desafios e continuar a ser a economia mais dinâmica e produtiva do mundo.
Ele agradeceu o acordo firmado entre os congressistas americanos para a aprovação do pacote de US$ 700 bilhões liberados pelo governo para salvar o sistema financeiro do país. Segundo o presidente, a aprovação do projeto seria um forte sinal para os mercados financeiros. .
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.