Notícias

 | 28/09/2008 03h05min

Democratas e republicanos fecham acordo sobre plano de resgate financeiro

Pacto final só será anunciado depois que o plano estiver escrito

Atualizada às 03h33min

Legisladores republicanos e democratas dos EUA se puseram hoje de acordo sobre as linhas gerais de um plano de resgate financeiro, embora não tenham anunciado um pacto final até tê-lo por escrito.

— Temos que colocá-lo por escrito para alcançar um acordo formalmente — disse o líder da Câmara Baixa, Nancy Pelosi, ao término de uma reunião no Congresso.

Pelosi disse que a Câmara Baixa poderia votar o projeto de lei hoje e o Senado na segunda-feira. O secretário do Tesouro, Henry Paulson, disse o seguinte sobre o acordo: "Acho que o alcançamos".

Harry Reid, líder da maioria democrata do Senado, afirmou que as negociações foram "extremamente difíceis", em declarações enquanto estava rodeado de outros dos principais negociadores democratas.

O programa de resgate, proposto na semana passada pelo governo, prevê o uso de US$ 700 bilhões para comprar a dívida de má qualidade vinculada ao mercado hipotecário. Com isso pretende desbloquear o fluxo de crédito, que atualmente está paralisado pela presença desses ativos "tóxicos" nos balanços das instituições financeiras.

Um comitê de legisladores democratas e republicanos já anunciou um princípio de acordo sobre o programa na quinta-feira, mas esse pacto foi quebrado quando muitos republicanos da Câmara Baixa se revoltaram para protestar contra uma intervenção pública de tal magnitude.

Antes de entrar na reunião de hoje, esse grupo de republicanos insistiu em que em lugar de comprar os títulos, o governo deveria coordenar um fundo com dinheiro privado que ofereça garantias de pagamento dos títulos de má qualidade. Os democratas se mostraram dispostos a incorporar essa idéia ao programa final, embora só como uma das opções à disposição do departamento do Tesouro e não como uma alternativa ao plano original.

Nem Pelosi nem Reid deram detalhes de como foi resolvida essa disputa nas negociações. Está previsto que a Câmara Baixa retome suas sessões às 14h de hoje, quando poderia ser votado o projeto de lei, enquanto o Senado não tem previstas atividades no domingo e não abrirá suas portas até segunda-feira.

Os líderes democratas tinham insistido em que seu objetivo era alcançar um acordo no domingo antes da abertura das bolsas asiáticas.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.