Esportes | 05/10/2011 07h10min
O torcedor gremista testemunhará nesta quarta-feira um exemplo de transformação. Cerca de quatro meses depois de deixar o Grêmio sob vaias e por suposto desentendimento com Renato Portaluppi, Borges volta ao Olímpico como artilheiro do Brasileirão e o principal nome do Santos para o jogo das 20h30min, pela 11ª rodada do campeonato. Sem os badalados garotos Neymar e Ganso, cabe ao experiente centroavante, 31 anos feitos hoje, o status de craque do time de Muricy Ramalho.
_Borges no Brasileirão
19 gols em 23 jogos
Média de 0,82 gols por jogo
58 finalizações
36 finalizações certas
Os dois gols na estreia diante do Avaí encantaram de cara a exigente torcida santista, que não costuma esperar resultados a longo prazo. Ibson e Henrique, por exemplo, chegaram depois de Borges e sofreram com as críticas vindas das arquibancadas.
— Até o Ganso já foi vaiado. O Borges, nunca — atesta o repórter do jornal A Tribuna, de Santos, Klaus Richmond.
Borges é tratado como se fosse uma jovem promessa prestes a estourar. Quase mimado. Todos os dias tem conversas com o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que o questiona: "Está feliz?". A resposta tem sido sempre afirmativa, para alívio do manda-chuva. Um centroavante de ofício sempre foi uma meta da direção. Nem o título da Libertadores tirou a convicção de que o time precisava de um matador, um companheiro à altura para Neymar no ataque.
Borges já era cobiçado desde 2010, ainda no Grêmio, justamente após marcar três gols sobre o Santos na semifinal da Copa do Brasil.
— Era um sonho antigo nosso — admite o presidente santista. — Naquele jogo, foi o responsável pela virada (4 a 3 para o Grêmio). Vimos que não estava sendo aproveitado no Grêmio e achamos que o negócio poderia servir para os dois (o clube gaúhco recebeu o meia Marquinhos).
Leia mais
> Relembre os atritos de Borges no Grêmio
Luis Alvaro não poupa elogios a Borges. Chega a compará-lo a Romário pela eficiência na grande área. Mundialmente conhecido por segurar os talentos da base por um bom tempo na Vila, o presidente já pensa em renovar o contrato do jogador, que vai até o fim de 2012, com 50% dos direitos do Santos e 50% do atleta.
Pretende iniciar as tratativas no final deste ano, mesma época em que deseja firmar novo vínculo com Ganso. Com a convocação para o clássico entre Brasil e Argentina em setembro, Borges conseguiu se equiparar com os garotos até no assédio de fora. Fala-se que um clube turco o teria sondado. Atento a possíveis propostas, Luis Alvaro é taxativo:
— Queremos que ele fique muito tempo aqui.
"Por sua capacidade de finalização e frieza na grande área, lembra o Romário. Sempre preocupa o zagueiro com o seu pivô"
Luis Álvaro Ribeiro, presidente do Santos
Borges recebe cerca de R$ 300 mil mensais do clube paulista, além de R$ 50 mil pagos todo o mês pelo Grêmio, alusivos à rescisão contratual. Enfrentar seu ex-clube surge como motivação especial para o atacante que desembarcou em Porto Alegre na tarde de terça cercado de seguranças e impedido de conceder entrevistas.
— Trauma não existe. Até fiz uma média de gols legal por lá e vim para o Santos em um acordo que foi bom para os dois lados. Toda vez que o atleta encontra a sua ex-equipe tem um sabor especial — explicou o jogador em entrevista coletiva na Vila Belmiro, na segunda.
Borges deixou 30 gols no Olímpico, porém também ficou marcado por uma série de lesões. Perdeu o Brasileirão passado devido a uma cirurgia na tíbia. Esse era o grande temor em Santos. Que as lesões atrapalhassem a vida de Borges. Mas o que se viu até agora foi o contrário. Desde que chegou em 3 de junho, atuou em todas as 23 partidas do Santos no campeonato. Marcou 19 gols.
Confirma a boa forma ao ficar mais tempo nos treinos que o resto dos jogadores. É comum vê-lo aprimorando finalizações ao lado de Neymar já com o sol se pondo.
Para Muricy, só falta um quesito para Borges deslanchar de vez: o marketing pessoal. O Santos procura ajudar o centroavante de muitos gols, mas pouco exibicionismo. Já promoveu ações na TV do clube e lançou no Twitter o Borges Facts — que premiava a frase mais criativa sobre o jogador.
O fim do ano reserva mais desafios a Borges. O "tio" entre a gurizada santista vai virar pai. E de gêmeos. Matheus e Gabriel devem chegar em em dezembro, junto com o Mundial de Clubes do Japão.
> Confira o mapa dos 19 gols de Borges:
Próximos jogos:
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio
12/10 - Grêmio x Figueirense
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.