Esportes | 04/10/2011 08h11min
Coordenador científico do Grêmio, o fisiologista Luiz César Martins revela um dado que justifica o apelido Mamute, pelo qual é conhecido Yuri Almeida, 16 anos, a mais recente aposta garimpada na base. Testes físicos realizados no Olímpico mostram que, para jogadores de sua mesma faixa etária, o atacante está acima da média nacional em termos de potência, resistência e massa muscular.
Foi nesse potencial físico, aliado à técnica, já enxergada por Renato Portaluppi, que o técnico Celso Roth apostou ao chamá-lo de vez para o grupo profissional. Domingo, contra o Cruzeiro, Mamute já figurou no banco. Com a apresentação de Leandro à Seleção Sub-20, a experiência tende a se repetir amanhã, frente ao Santos.
Leia mais:
> Otimistas, jogadores do Grêmio garantem motivação extra contra o Santos
> Confira como foram os gringos da dupla Gre-Nal nos últimos cinco anos
> Destaque contra o Cruzeiro, Marquinhos exalta a paixão do gaúcho pelo futebol
> Victor elogia e alerta para os perigos de enfrentar o ex-companheiro Borges
> Repetição de time é um dos trunfos de Roth para o crescimento no Brasileirão
Em todos os aspectos, o Grêmio cerca o garoto de cuidados especiais. Primeiro, no plano físico. Ainda que seja considerado geneticamente privilegiado, Mamute será trabalhado fisicamente. Só assim poderá competir com jogadores com carreira mais longa, donos de lastro físico superior, observa Luiz Cesar Martins. No dia a dia, ele consome aminoácidos para acelerar a recuperação física, complementa as refeições com proteínas indicadas pelas nutricionistas, passa por sessões em banheira de gelo e hidromassagem e faz musculação.
— O maior desafio de um garoto que sobe da base é sobreviver aos treinos — explica Martins.
A técnica é aprimorada com trabalho específico de arremates. Destro, Mamute é estimulado a chutar também o pé esquerdo. Os primeiros treinamentos revelaram um jogador que combina força, agilidade e bons fundamentos.
— Tudo indica que temos uma joia na mão — comenta o auxiliar Roger Machado.
Os cuidados transcendem o gramado. Para espantar eventuais empresários interessados em levá-lo embora do Olímpico, o Grêmio incluiu em seu contrato uma multa rescisória de 35 milhões de euros, cerca de R$ 87 milhões.
— Não temos pressa. Ele é um garoto que está sendo preparado com calma — aposta o diretor executivo Paulo Pelaipe.
Desde os 12 anos, a carreira de Mamute é administrada pelo empresário Jorge Machado. Saiba os cuidados tomados pelo empresário e pelos companheiros na reportagem completa, na edição desta terça de Zero Hora.
Próximos jogos:
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio
12/10 - Grêmio x Figueirense
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.