Notícias

Esportes  | 02/10/2011 20h02min

Grêmio joga bem e vence o Cruzeiro por 2 a 0 no Olímpico

Rafael Marques e Escudero marcaram os gols aos 4 minutos do primeiro e do segundo tempo

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Com superioridade do início ao fim, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Olímpico, com gols de Rafael Marques e Escudero. Os dois balançaram as redes no mesmo minuto, um em cada tempo. O zagueiro aos 4 do primeiro, e o meia aos 4 do segundo. Com o resultado, o Tricolor sobe uma posição e agora está em 12º, com 36 pontos. A campanha da equipe gremista no returno é a segunda melhor, perdendo só para o Fluminense.

Na próxima rodada, quarta-feira, o Grêmio recupera um jogo atrasado do primeiro turno, contra o Santos, no Olímpico. Já o Cruzeiro, que segue em 16º na tabela, receberá o São Paulo.

> Vídeo: confira os gols do Grêmio
>
Ouça os gols narrados pela Rádio Gaúcha
> Lembre os principais lances no minuto a minuto
> Veja mais fotos do jogo

De última hora, as duas equipes anunciaram mudanças no comando do ataque. André Lima e Bobô sentiram dores musculares e foram cortados do jogo. No Grêmio, Brandão começou como titular, enquanto Farías entrou no Cruzeiro. Apesar das alterações, Celso Roth e o estreante Vagner Mancini mantiveram seus esquemas com apenas um atacante.


Foto: Diego Vara



Gol no início

A bola mal começou a rolar e o Grêmio ganhou uma falta a seu favor. Como nos treinamentos da semana, Marquinhos e Douglas se posicionaram para a cobrança. O camisa 19 bateu, a zaga afastou, mas Edcarlos recuperou e levantou para Brandão, que cabeceou na trave. No rebote, com o goleiro Fábio vencido, Rafael Marques completou com o pé. O placar foi aberto logo aos quatro minutos.

Com a vantagem, o Grêmio viu o Cruzeiro ter mais posse de bola nos minutos seguintes. Mas durou pouco. A equipe da casa logo recuperou o domínio do jogo. A única chance que o adversário teve neste período foi aos 10, com um chute fraco de Montillo de fora da área.

Aos 17, Marquinhos arriscou um chute de fora da área, a bola passou perto, mas não entrou. O Cruzeiro teve faltas e escanteios não aproveitados. Enquanto isso, o Grêmio tentava ampliar a vantagem com avanços em velocidade. Aos 29, foi a vez de Douglas tentar de longe. O camisa 10 pegou bem e com força na bola, e ela explodiu no travessão. No rebote, Brandão não conseguiu chegar.

Depois de uma falta que os jogadores do Grêmio pediram em cima de Douglas, perto da área, e que o juiz não deu, o Cruzeiro saiu bem no contra-ataque. No lançamento para a área, Farias subiu e completou de cabeça para o gol. No entanto, o bandeirinha assinalou corretamente o impedimento, aos 35.

No final do primeiro tempo, os dois lados tiveram chance de balançar a rede. O Cruzeiro, aos 48, com Montillo chutando fraco para a defesa de Victor, e o Grêmio aos 49, em escanteio cobrado por Douglas, que Brandão cabeceou. A bola bateu no goleiro e saiu por cima do gol. No momento em que o juiz apitou o final da etapa inicial.



Foto: Diego Vara



Segundo tempo

No intervalo, Vagner Mancini mudou. Colocou o atacante Élber na equipe, no lugar de Sandro Manoel, dando companhia a Farías na frente. Mas foi o Grêmio que começou atacando. Julio Cesar levantou a bola na área pela esquerda e Brandão errou o cabeceio, que saiu para trás.

Aos dois minutos, Montillo apareceu bem no lado direito e, em vez de cruzar, tentou surpreender Victor chutado na direção do gol, mesmo sem ângulo. O goleiro tricolor conseguiu espalmar para escanteio.


Repeteco do primeiro gol

O autor foi outro, a jogada foi diferente, mas o tempo foi o mesmo. Assim como no primeiro tempo, o Grêmio balançou a rede aos quatro minutos. Marquinhos fez um lançamento precioso de muito longe para o ataque, e Escudero foi mais rápido que os marcadores. Em posição legal, ele dominou a bola, entrou na área e concluiu vencendo Fábio.


 Foto: Diego Vara

Embalado pelo apoio da torcida nas arquibancadas, o Grêmio continuou jogando bem. Aos 14, uma nova chance de gol, depois de boa jogada perto da área. Depois de passar por Escudero, Brandão chutou mal, para fora. Um minuto depois, Charles tentou de longe, mas mandou também para longe, por cima do gol.

Mancini decidiu mudar mais uma vez. O centroavante Farías foi sacado para a entrada de Anselmo Ramon. Na sequência, o Grêmio desperdiçou um bom lance no ataque. Julio Cesar driblou o marcador no lado esquerdo da área e cruzou. Douglas pegou mal e chutou para cima.

O Cruzeiro respondeu. Mais uma vez com Montillo. Mas Victor estava lá para brilhar mais que ele. O argentino recebeu na frente e concluiu de dentro da área. O goleiro gremista conseguiu espalmar pela linha de fundo.

Com 23 minutos de segundo tempo, Celso Roth mudou pela primeira vez. Edcarlos sentiu dores musculares após um chute e pediu para ser substituído. Vilson entrou no lugar dele. Três minutos depois, Douglas recebeu de Marquinhos e cabeceou para o gol, mas Fábio defendeu.

Em seguida, o comandante tricolor fez duas trocas ao mesmo tempo. Miralles e Adilson entraram para as saídas de Escudero e Marquinhos. Novas peças em campo, mesmas oportunidades. Aos 31, o argentino que recém havia entrado tocou de calcanhar para Douglas, que lançou Julio Cesar. O lateral mandou para o gol, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Montillo, que praticamente carregou o Cruzeiro nas costas durante todo o jogo, se esforçava. Corria, marcava, arriscava ao gol quando tinha chances, mas nem ele conseguia reverter a situação. Aos 37, outro argentino fez bonito. No Grêmio, Miralles driblou dois marcadores pelo lado esquerdo e cruzou. Dentro da área, Adilson apareceu como elemento surpresa e concluiu. Mas Fábio defendeu.

A última troca do Cruzeiro ocorreu poucos minutos depois, com a entrada de Sebá no lugar de Roger. Mas a equipe mineira, encostada na zona de rebaixamento, não encontrava mais forças. O Grêmio, pelo contrário, ainda as tinha.

O jogo se encaminhava para o fim, o cronômetro corria, e o Grêmio ao mesmo tempo em que se segurava com boa marcação e troca de passes, avançava quando tinha o caminho aberto pela frente. Brandão, aos 44, limpou do marcador fora da área e arriscou dali mesmo. Mas chutou mal, para fora. A arbitragem deu três minutos de acréscimo, tempo que não foi suficiente para que houvesse mudança no placar.


Ficha do jogo:

Grêmio (2)
Victor; Mário Fernandes, Edcarlos (Vilson), Rafael Marques e Julio Cesar, Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos (Adilson), Douglas e Escudero (Miralles); Brandão.
Técnico: Celso Roth.

Cruzeiro (0)
Fábio; Vitor, Léo, Victorino e Gabriel Araújo; Sandro Manoel (Élber), Charles, Everton, Roger (Sebá) e Montillo; Farías (Anselmo Ramon).
Técnico: Vágner Mancini.

Brasileirão 2011, 27ª rodada
Local:
Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS).
Horário: 18h.
Arbitragem: Elmo Alves Resende (GO), auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC/Fifa) e Jesmar Miranda de Paula (GO).
Gols: Rafael Marques, aos 4min do 1º tempo e Escudero aos 4min do 2º tempo (Grêmio).
Cartões amarelos: Fábio Rochemback e Miralles (Grêmio); Sandro Manoel (Cruzeiro).
Público total: 21.058.
Renda: R$ 329.350,00.




Próximos jogos:
05/10 - Grêmio x Santos
08/10 - Coritiba x Grêmio
12/10 - Grêmio x Figueirense





Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



 


 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.