| 02/12/2010 12h29min
O Brasil admitiu a "possibilidade de ameaças terroristas" nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, revelou um documento da diplomacia dos EUA vazado pelo site WikiLeaks.
A encarregada de negócios dos EUA no Brasil, Lisa Kubiske, afirma em telegrama, de 24 de dezembro de 2009, que o governo brasileiro estava disposto a colaborar com Washington em áreas de "compartilhamento de informação e cooperação". O principal desafio para sediar o evento seria a "situação de segurança", informou o site do Estadão.
O documento tem uma declaração de Vera Alvarez, chefe da Coordenação Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty, que admitiu que terroristas poderiam ter o Brasil como alvo por causa dos Jogos.
Segundo o texto, a diplomata do Brasil chegou a comparar a realização dos Jogos com a chegada da família real portuguesa, em 1808, "quando o Rio foi de uma cidade costeira para a capital de um império".
O material mostra ainda o fato de que o governo Lula esperava que a "euforia" da Olimpíada no Rio pudesse "se traduzir" em votos para Dilma Rousseff.
Leia mais:
>> Especialistas analisam a imagem do Brasil depois da divulgação de documentos
>> China bloqueia acesso ao site
>> Celso Amorim minimiza importância das revelações
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.