| 02/12/2008 16h27min
Uma das mais belas obras arquitetônicas do centro de Porto Alegre está de aniversário. O Viaduto Otávio Rocha — ou Viaduto da Borges, como é conhecido — completa 76 anos, que serão comemorados ao longo da semana. Às 17h desta terça-feira, será aberta no Teatro de Arena uma exposição de fotos, promovida pela Associação de Moradores do Alto do Viaduto e Permissionários, que conta a história da obra.
— As fotos mostram o processo de construção. Uma Porto Alegre mais antiga, fotos modernas, dos dias de hoje. É um panorama histórico — afirma a estagiária do Teatro de Arena Guadalupe Cassal, que é uma das responsáveis pela montagem da exposição.
Mas a história do viaduto conta com capítulos tristes. Além do desgaste causado natural, a construção sofre com a depredação. Mesmo com a limpeza periódica feita pela prefeitura, pichações e destruição das
luminárias são freqüentes.
— A
iluminação é constantemente renovada, mas a pichação é mais complicado — conta Guadalupe.
A história do Viaduto Otávio Rocha começou em 1914, quando o Plano Diretor da cidade previu sua construção, que só foi decidida em 1926. A obra foi entregue à população em 1932.
Confira alguns itens da programação
Terça:
17h - abertura da exposição fotográfica no Teatro de Arena, que se encerra no sábado, dia 6
19h - encontro de lojistas com Cafezinho Poético, na Casa do Poeta
Quarta:
19h30min- ato ecumênico nas escadarias do viaduto
Sábado:
Das 14h às 16h - Sarau Poético, na Casa do Poeta
Confira outras matérias do Pelas ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.