Notícias

 | 02/12/2008 16h27min

Pelas ruas: exposição comemora 76 anos do Viaduto Otávio Rocha

Além do desgaste natural, construção sofre com atos de vandalismo

Uma das mais belas obras arquitetônicas do centro de Porto Alegre está de aniversário. O Viaduto Otávio Rocha — ou Viaduto da Borges, como é conhecido — completa 76 anos, que serão comemorados ao longo da semana. Às 17h desta terça-feira, será aberta no Teatro de Arena uma exposição de fotos, promovida pela Associação de Moradores do Alto do Viaduto e Permissionários, que conta a história da obra.

— As fotos mostram o processo de construção. Uma Porto Alegre mais antiga, fotos modernas, dos dias de hoje. É um panorama histórico — afirma a estagiária do Teatro de Arena Guadalupe Cassal, que é uma das responsáveis pela montagem da exposição.

Mas a história do viaduto conta com capítulos tristes. Além do desgaste causado natural, a construção sofre com a depredação. Mesmo com a limpeza periódica feita pela prefeitura, pichações e destruição das luminárias são freqüentes.

— A iluminação é constantemente renovada, mas a pichação é mais complicado — conta Guadalupe.

A história do Viaduto Otávio Rocha começou em 1914, quando o Plano Diretor da cidade previu sua construção, que só foi decidida em 1926. A obra foi entregue à população em 1932.

Confira alguns itens da programação

Terça:
17h - abertura da exposição fotográfica no Teatro de Arena, que se encerra no sábado, dia 6

19h - encontro de lojistas com Cafezinho Poético, na Casa do Poeta

Quarta:
19h30min- ato ecumênico nas escadarias do viaduto

Sábado:
Das 14h às 16h - Sarau Poético, na Casa do Poeta

Confira outras matérias do Pelas ruas:


ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.