| 27/11/2008 16h53min
Doze profissionais de salvamento estrangeiros, além de um gaúcho e um catarinense, participam desde 13 de outubro, em Porto Alegre, de um curso voltado para essa área e ministrado por 13 instrutores do Rio Grande do Sul. Os alunos têm idades entre 23 e 35 anos e atuam como bombeiros profissionais e voluntários, integrantes de defesas civis, Cruz Vermelha e ONGs. Os estrangeiros são oriundos de oito países: Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Equador, Honduras, Moçambique, Peru e Venezuela.
O curso, que vai até 12 de dezembro, existe desde 2005 e é financiado pela Agência Internacional de Cooperação do Japão. Os alunos aprendem técnicas de salvamento, resgate com cães, desencarceramento e outras. Nesta quinta-feira, eles participaram de um exercício de rapel na chaminé da Usina do Gasômetro. Ao final do curso, repercutem o aprendizado em seus locais de origem.
— Essa é a intenção, criar
intercâmbios e uma padronização. Esse contato com estrangeiros nos mostra outras realidades. Em Moçambique, por exemplo, não tem tradição de (atividades de) salvamento — explica o coordenador do curso, capitão Claudio Morais Soares Júnior.
Confira outras matérias do Pelas ruas:
ZEROHORA.COM
Alunos participaram nesta quinta-feira de um exercício de rapel na chaminé da Usina do Gasômetro
Foto:
Ronaldo Bernardi
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.