| 28/11/2008 17h16min
Um parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está garantindo tratamento especial para as tartarugas que vivem nos parques de Porto Alegre. Desde agosto, o grupo monitora os animais com o objetivo de avaliar a evolução da espécie na Capital.
Na tarde desta sexta-feira, eles mediram, pesaram e marcaram as tartarugas que habitam o Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão. De acordo com a coordenadora do Programa de Fauna Silvestre da Smam, Soraya Ribeiro, cinco espécies foram encontradas no local.
— Já confirmamos quatro espécies nativas e outra que não pertence à nossa fauna. Todas estão fazendo ninhos, até mesmo em lugares afastados dos lagos — afirmou.
Segundo Soraya, há 120 animais no Parcão. O monitoramento ocorre pelo menos
uma vez por semana. As tartarugas da Redenção
serão os próximos animais a receberem os cuidados do grupo.
A partir de dezembro, os alunos dos cursos de veterinária e de biologia da UFRGS passarão a coletar sangue dos animais para traçar um perfil mais detalhado de cada espécie e também para estabelecer o mapa genético dos animais.
Confira outras matérias do Pelas ruas:
ZEROHORA.COMGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.