clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/06/2009 14h30min

O segredo da transformação de Lauro

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br












Foto:Diogo Olivier

Desde que o goleiro Lauro começou a operar milagres, a partir daquela emblemática atuação na Bombonera contra o Boca Juniors, quando o Inter deslanchou rumo ao título, um mistério rondava o Beira-Rio. Como um goleiro mediano, que nunca havia sido titular incontestável nos clubes por onde passou pode, de repente, aos 28 anos tornar-se uma muralha em um clube grande?

Descobri a resposta: musculação para as pernas.

Lauro nao gostava de erguer peso para fortalecer os músculos das pernas. Não, era pior. Ele detestava. Só de ver aquelas máquinas de puxar ferro tinha urticária. Quando foi trazido da reserva do Cruzeiro, Lauro seguiu no mesmo ritmo. Isso até o coordenador de preparação física Élio Carravetta vasculhar os seus alfarrábios e estudos desenvolvidos na Universidade de Barcelona e traçar um diagnóstico. O goleiro mostrava alguma lentidão de movimentos.

Faltava-lhe explosão para atirar-se ao chão ou mesmo arrancar com força de uma posição de inércial rumo ao soco na bola pelo alto. Então, começou um trabalho de convencimento. Era preciso Lauro acreditar que ali estava a chave da transformação de jogador mediano para goleiro de primeira linha.

— Eu achava que se fizesse musculação demais poderia perder agilidade. O Carravetta me mostrou que um trabalho direcionado me daria exatamente o contrário. Hoje tenho mais explosão. Tenho o bote. Espero o atacante concluir e sei que posso chegar na bola. Goleiro está sempre sujeito a um erro, mas a confiança aumentou. Devo este momento ao Carravetta — revelou Lauro, que anda às voltas em fazer o ar condicionado de casa funcionar, por que ele ainda não descobriu como ligá-lo no quente.

O tempo passou e, de alvo da desconfiança geral quando assumiu o posto do consagrado Clemer, agora o goleiro irá completar 50 jogos com a camisa do Inter no domingo, diante do Cruzeiro, seu ex-clube, no Mineirão. Se ele não levar gol esta noite contra o Coritiba, no caldeirão do Couto Pereira, o Inter estará na final da Copa do Brasil. E o segredo do sucesso, mesmo que ele reclama das calças agora um pouco mais apertadas, foi a musculação para as pernas.

Leia os textos anteriores da coluna No Ataque.

Siga a coluna no Twitter.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.