MENU ESPECIAIS ZH
MENU
18.out, 1970 | Maracanãzinho (RJ)
5º FESTIVAL INTERNACIONAL
DA CANÇÃO (FIC)
Tony Tornado
FOTo: BD
vencedores
O QUE MARCOU
Com a censura e a repressão a pleno vapor, não teve espaço no festival para contestação. Diante de convidados internacionais como Ray Conniff, Quincy Jones e Paul Simon, Tony Tornado, que faria depois carreira como ator, encarna o James Brown dos trópicos na criativa valsa-soul BR-3. Uma das canções preferidas do público, a anárquica e dançante Eu Também Quero Mocotó, de Jorge Ben, apresentada por Erlon Chaves como um grande happening no palco, é esnobada pelos jurados.
A Globo já é a grande rede de TV nacional, e o festival tem transmissão anunciada para EUA e Europa. O governo militar capitaliza a conquista do tricampeonato da Seleção na Copa do Mundo, realizada no México, e o "milagre econômico" para emplacar no Exterior a imagem de um país estável e em pleno desenvolvimento. É o momento da campanha "Brasil, ame-o ou deixe-o".
CURIOSIDADE
Pela primeira vez nos festivais de MPB, uma típica música sertaneja chegou à final, Rio Paraná (Ary Toledo e Chico de Assis), apresentada por Tonico e Tinoco. Classificada na eliminatória de São Paulo, a célebre dupla foi recebida com vaias pelo público carioca.
Receba as próximas edições dos Especias ZH no seu e-mail
© 2000-2015 clicRBS.com.br
Todos os direitos reservados