MENU ESPECIAIS ZH
MENU
tuca
FOTO:BD
5.jun, 1966 | Auditório da TV Excelsior (SP)
2º FESTIVAL
DA EXCELSIOR
vencedores
Inaê
Nilson Prado
Composição:
Vera Brasil e Maricene Costa
O QUE MARCOU
Apesar de não obter a repercussão do festival anterior, teve como destaque a participação de jovens artistas que despontariam na MPB nos anos seguintes, como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Clara Nunes.
O festival é realizado em meio à fulminante derrocada da poderosa TV Excelsior, que integra o conglomerado de empresas comandado por Mário Wallace Simonsen (incluindo a companhia de aviação Panair). Apoiador do presidente deposto João Goulart, o empresário bate de frente com o regime militar. Em crise, a Excelsior perde a exclusividade sobre os grandes artistas para a rival Record.
CURIOSIDADE
Foram realizadas eliminatórias em diferentes cidades do país. Milton Nascimento foi selecionado na etapa de Porto Alegre, que teve como palco o Teatro da Reitoria da UFRGS. Ele ficou em quarto lugar com Cidade Vazia (Baden Powell e Lula Freire), samba que seria posteriormente gravado por Elizeth Cardoso. Caetano Veloso figurou como autor de Boa Palavra, cantada Maria Odete — a canção foi logo gravada por Elis Regina em seu disco Elis (1966).
Receba as próximas edições dos Especias ZH no seu e-mail
© 2000-2015 clicRBS.com.br
Todos os direitos reservados