MENU ESPECIAIS ZH
MENU
Nanna Caymmi
FOTo: Agência o GLOBO
24.out, 1966 | Maracanãzinho (RJ)
1º FESTIVAL INTERNACIONAL
DA CANÇÃO (FIC)
vencedores
O QUE MARCOU
Saveiros, canção melancólica na linha praieira consagrada por Dorival Caymmi, pai de Dori, não empolgou muito o público — sem refrão, a letra descreve a rotina de pescadores em Salvador. Sua vitória foi recebida com vaias. Parceiro de Dori, Nelson Motta iniciava sua carreira também como jornalista musical.
O sucesso dos festivais da Excelsior e da Record naquele mesmo ano e a pujança criativa que a música brasileira apresenta com uma nova geração de ídolos motiva o governo da Guanabara a realizar um evento inspirado no festival italiano de San Remo, criado em 1951. A proposta é revelar novos talentos brasileiros e abrir o mercado nacional para artistas estrangeiros. Conta com a presença de compositores renomados, como os franceses Maurice Jarre e Michel Legrand e os americanos Henri Mancini, Nelson Riddle, Ray Evans e Jay Livingston. Além de não atrair grande público, a escolha do Maracanãzinho é criticada em razão da péssima acústica. A transmissão fica a cargo da TV Rio.
CURIOSIDADE
Na falta de um sucesso arrebatador, o momento de maior vibração acabou sendo a participação de Chico Buarque, integrante do júri, cantando A Banda, vencedora do Festival da Record de 1965.
Receba as próximas edições dos Especias ZH no seu e-mail
© 2000-2015 clicRBS.com.br
Todos os direitos reservados