Notícias

 | 07/04/2004 19h18min

Liderança do Cpers rejeita nova proposta do governo

Estado garante dependência sem comprovação no IPE, mas não contempla aumento salarial

Os professores filiados ao Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) rejeitaram, na tarde desta quarta, dia 7, a contraproposta oferecida pelo governo do Estado para encerrar a greve a categoria. A proposta foi entregue aos representantes do sindicato  que estiveram reunidos na tarde desta quarta com o chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, o secretário da Fazenda, Paulo Michelucci e o secretário da Educação, José Fortunati. 

Dos 22 itens da pauta, o governo considera que 17 foram atendidos. A proposta, no entanto, não contempla o pedido de reajuste salarial e reposição de perdas da inflação em 2003. Alberto Oliveira voltou a alegar que há condições de conceder aumentos devido à difícil situação financeira do Estado.

Em relação às reivindicações relacionados ao projeto do novo Instituto de Previdência do Estado (IPE), o Palácio Piratini abre mão da exigência de comprovação da dependência econômica do cônjuge para que venha a ter direito a pensão após a morte do servidor e se compromete a revisar as pensões mais altas.

O governo gaúcho resolveu assinar todas as promoções alcançadas entre 2002 e 2003, mas não pagará os atrasados. Na prática, isso significa que o professor passará a ganhar mais assim que a promoção for publicada, mas não receberá nada relativo ao período em que ficou sem receber. O Piratini também aceita a continuidade de concursos públicos e a discussão de mudanças na Lei de Gestão Democrática.

A presidente do Cpers/Sindicato, Juçara Dutra Vieira, vem afirmando desde o começo da paralisação  – e reafirmou nesta quarta – que a categoria não abre mão do reajuste de 28%, mas julgou como positiva a iniciativa do governo de dar início às negociações. A categoria prepara uma grande manifestação na semana que vem em Porto Alegre para pressionar o governo a negociar o reajuste dos salários do magistério. Com informações da Rádio Gaúcha.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.