| 01/04/2004 15h43min
Os professores estaduais rejeitaram na tarde desta quinta, dia 1º, a proposta do governo gaúcho e decidiram permancer em greve. Ao término da reunião de negociação, a presidente do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), Juçara Dutra Vieira, comunicou a decisão da categoria de manter a paralisação, iniciada na sexta, dia 26. Segundo ela, o Palácio Piratini não apresentou nenhuma proposta para a categoria, fazendo apenas uma reflexão genérica sobre os pontos de pauta. .
Conforme Juçara Dutra Vieira, o governo não tinha nenhum estudo de impacto financeiro, nem tampouco contraproposta. O chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, e o secretário da Educação, José Fortunati, participaram do encontro.
Com o fracasso da negociação, continua marcada para esta sexta, dia 2, a partir das 13h30min, uma caminhada de protesto da categoria. A manifestação terá início na sede do Cpers, na Avenida Alberto Bins, no centro de Porto Alegre, e faz parte do movimento de greve da categoria.
Em entrevista ao Programa Gaúcha Repórter, o secretário Alberto Oliveira declarou que o governo permanece disposto a dialogar com a categoria. De acordo com ele, dois itens da pauta de reivindicações – reajuste salarial de 28% e reposição das perdas com a inflação de 2003 – o Executivo não tem condições de discutir. Os demais 20 pontos podem ser debatidos e, posteriormente, atendidos. Segundo ele, inclusive, alguns são de aplicação imediata, como por exemplo a garantia do difícil acesso. Entretanto, há questões que não podem ser resolvidas imediatamente.
– Não é por falta de vontade política que não estamos apresentando proposta de reajuste salarial. O atual quadro reflete uma situação nacional: a grave crise que o país vem vivendo – enfatizou o secretário Fortunati.
Oliveira rebateu as piadas com o dia 1º de abril, dizendo que o problema da educação está sendo tratado de forma séria. O secretário informou ainda que na segunda, dia 5, às 14h, Fortunati e o governo estão acertando a apresentação de itens dentro das possibilidades do Estado.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.