| 03/08/2006 00h40min
Exilados cubanos pediram hoje à comunidade internacional que desenvolva esforços diplomáticos para impedir que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, intervenha na atual situação política de Cuba para afiançar os sucessores de Fidel Castro. Chávez, aliado do presidente cubano, Fidel Castro, na América Latina, assinou com a ilha convênios de provisão de petróleo e de cooperação em outras áreas que deram oxigênio à abatida economia do país caribenho.
– Chávez, em seu objetivo de expandir seu Estado Bolivariano, pode fornecer apoio econômico aos sucessores de Fidel Castro e inclusive ajuda militar – assegurou Jorge Santos, presidente da diretoria da Fundação Nacional Cubano-Americana (FNCA).
Santos advertiu que o governante venezuelano, por sua oposição aos Estados Unidos, pode ser um fator de peso para sustentar a permanência do regime cubano, embora Fidel Castro já não conduza os destinos de Cuba. O líder da Revolução Cubana anunciou na última segunda-feira por meio de uma nota que delegava temporariamente o poder a seu irmão Raúl porque teria de ser submetido a uma intervenção cirúrgica.
– É um risco, e peço aos Estados Unidos e à comunidade internacional que, por meio de esforços diplomáticos, não permitam que Hugo Chávez intervenha na situação cubana – disse Santos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.