Notícias

 | 02/08/2006 18h18min

EUA lançam advertência contra êxodo em massa de Cuba

Porta-voz da Casa Branca diz que não é o momento adequado

O governo dos EUA lançou hoje uma advertência contra qualquer tentativa de provocar um êxodo em massa para Cuba ou de fugas em direção aos Estados Unidos, em meio a especulações relacionadas ao futuro imediato da ilha por causa da doença do presidente Fidel Castro. O presidente cubano transferiu temporariamente na última segunda o poder para seu irmão, Raúl Castro, para passar por uma operação, após ter uma hemorragia intestinal.

– É importante nesta conjuntura dizer às pessoas que permaneçam onde estão. Este não é o momento para que o povo tente se atirar na água e viaje – de ou para os EUA, declarou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, em entrevista coletiva.

Ele disse que o governo de Washington discutiu durante algum tempo sobre a importância de encontrar, no momento certo, uma forma segura e ordenada para que o povo transite entre as duas localidades.

– É hora de o povo cubano ter uma reconstrução da infra-estrutura, da eletricidade, dos serviços sociais, tudo. E isto é algo no que este governo (dos EUA) tem pensado durante muito tempo – declarou Snow.

Paralelamente, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, afirmou que a incapacidade ou a morte de Castro seria um fato significativo na história de Cuba, e que os EUA estão prontos para ajudar o povo cubano em sua eventual transição.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.