Notícias

 | 15/01/2009 06h15min

Tanques de Israel entram no sul da Cidade de Gaza

Israel ataca 70 alvos em Gaza e Hamas responde com 12 foguetes

Tanques israelenses entraram esta manhã no sul da Cidade de Gaza e obrigaram milhares de pessoas a deixar suas casas e buscar refúgio. Os tanques penetraram no começo da manhã no bairro de Tal al-Hawa, no sul da cidade, e continuaram seu avanço até chegar ao núcleo urbano da capital de Gaza.

Nos últimos dias, haviam acontecido nos arredores de Gaza duros combates entre soldados israelenses e milicianos palestinos, embora depois as forças de Israel tenham recuado. As Forças Armadas de Israel atacaram na última noite ao menos 70 alvos em diferentes pontos de Gaza e o Hamas respondeu lançando mais de dez foguetes contra território israelense.

Nos ataques, vários palestinos morreram e, embora não se saiba ainda dados oficiais sobre o número correto de vítimas, a imprensa estima que pode chegar a dezenas, tanto devido a ataques aéreos como terrestres. O chefe do serviço de emergências em Gaza, Muawiya Hassanein, elevou ontem à noite o número de palestinos mortos a 1.033 e os feridos a 4.580.

Entre os alvos atacados pelas Forças Armadas de Israel se encontram 14 comandos do Hamas e uma mesquita na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, que seria usada como armazém bélico. Também foram alvo de bombardeios israelenses outras 14 plataformas de lançamento de foguetes, cinco armazéns de armas em casas de membros do Hamas e um túnel situado sob a residência de outro militante do grupo islâmico, conforme explicou um porta-voz militar israelense.

No início da manhã, milícias palestinas dispararam, por volta das 9h (5h de Brasília), pelo menos 12 foguetes e bombas da Faixa de Gaza contra território israelense, informaram fontes militares. Segundo a polícia israelense, o número de foguetes lançados chega a 15. Dos projéteis, dois são foguetes do tipo Grad, de um maior alcance em comparação com os mais rústicos Qassam, que comumente são disparados por milicianos de Gaza.

A cidade israelense de Sderot, a dois quilômetros da Faixa, sofreu vários impactos de foguetes, assim como a de Ofakim, e outros pontos da região de Eshkol, sem que tenham sido registrados danos significativos até agora.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.