Notícias

 | 14/01/2009 15h31min

Deputados europeus pedem que UE suspenda acordo de associação com Israel

Parlamentares alertam para violação dos direitos humanos na Faixa de Gaza

Os deputados europeus que viajaram à Faixa de Gaza pediram hoje à União Européia (UE) que assuma um papel protagonista no conflito do Oriente Médio e que suspenda o acordo de associação com Israel.

— Não podemos intensificar as relações com Israel se os direitos humanos estão sendo violados desta maneira — disse a italiana Luisa Morgantini, em entrevista coletiva após o retorno dos oito membros do Parlamento Europeu que foram a Gaza no domingo passado.

— Se mil mortos num gueto em poucos dias não servem para questionarmos os acordos de associação, de que serve nosso papel? Qual é a posição da Europa?", indagou a belga Veronique de Keyser.

O espanhol David Hammerstein ressaltou que a Europa financiou infraestruturas de todo tipo no território palestino que foram destruídas por Israel.

— A UE precisa deixar de ser um simples pagador para se transformar num ator — disse Hammerstein.

A italiana Luisa Morgantini sustentou que o disparo de foguetes de Gaza em direção a Israel é um crime, mas insistiu que o ocorrido no território palestino é uma violação de todas as normas sobre ajuda humanitária. Ela ressaltou o "trabalho extraordinário" das agências das Nações Unidas em Gaza, apesar das dificuldades que enfrentam.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.