Notícias

 | 01/10/2008 00h10min

Petroleira americana anuncia descoberta no pré-sal

Anadarko ainda não fez projeções do volume descoberto na Bacia de Campos

A petroleira americana Anadarko anunciou nesta terça-feira a descoberta de um reservatório de petróleo abaixo da camada de sal na Bacia de Campos, em bloco denominado BM-C-30. É a primeira vez que uma companhia estrangeira encontra óleo no pré-sal no Brasil — todas as descobertas verificadas até agora foram em blocos operados pela Petrobras.

Segundo a companhia, o reservatório tem características similares ao de Jubarte, onde a Petrobras já iniciou a produção no pré-sal e estima ter encontrado até 4 bilhões de barris de petróleo. A Anadarko, porém, ainda não fez projeções do volume descoberto, limitando-se a dizer que o reservatório tem 50 metros de espessura.

"O processo ainda está no início e planejamos continuar a perfuração rumo a objetivos mais profundos", afirmou, em nota, o vice-presidente de exploração internacional da companhia, Bob Daniels.

A primeira descoberta foi feita a uma profundidade total de cerca de 6 mil metros. A empresa espera chegar a mais de 7 mil metros.

O BM-C-30 fica entre o Parque das Baleias, onde está Jubarte, e o campo de Roncador, o segundo maior em atividade no Brasil.

O projeto, batizado de Wahoo, tem ainda participação da americana Devon, da canadense Encana e da sul-coreana SK. Na nota, a Anadarko afirmou ainda que precisa de avaliações adicionais para delimitar os volumes do reservatório.

A companhia ainda pretende explorar outra área do pré-sal no litoral brasileiro, na bacia do Espírito Santo.


Confira gráfico:

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.