Notícias

 | 24/09/2008 22h26min

Perfuração de poço confirma existência de jazida no pré-sal

Conclusão dos trabalhos na costa do Rio de Janeiro foi divulgada pela Petrobras nesta quarta

A Petrobras divulgou nesta quarta-feira a conclusão da perfuração do poço conhecido como Júpiter, confirmando a existência de uma grande jazida de gás natural e óleo leve no pré-sal. O consórcio responsável pela exploração do bloco na Bacia de Santos é formado pela Petrobras (80%) e pela Galp Energia (20%). A perfuração confirma a descoberta anunciada em 21 de janeiro.

O poço está localizado a 290 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em uma profundidade de 2.187 metros. A profundidade final atingida foi de 5.773 metros a partir da superfície do mar.

Várias amostras de petróleo foram recuperadas e se encontram em análise no Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) para calcular as percentagens de seus componentes. A Petrobras garante que o CO2 não será descartado para a atmosfera, mas reinjetado no local para estimular a recuperação de petróleo.

O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos para a verificação das dimensões da jazida, assim como das características dos reservatórios. Um plano de avaliação será remetido à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme previsto no contrato de concessão.

Veja como funciona a extração de petróleo no pré-sal:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.