Notícias

 | 16/07/2008 06h52min

Queda do comando da Operação Satiagraha foi imposição de Tarso Genro, diz jornal

Delegado foi afastado por causa de ato de insubordinação, conforme O Estado de S. Paulo

A queda do delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, comandante da missão que levou para a cadeia o banqueiro Daniel Dantas, o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, foi uma imposição do ministro da Justiça, Tarso Genro. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S. Paulo. Os demais delegados que integraram o comando da Operação Satiagraha da Polícia Federal (PF), Karina Murakami Souza e Carlos Eduardo Pellegrini Magro, também deixaram o grupo, em solidariedade a Queiroz.

Queiroz convocou agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para participarem da operação, o que foi considerado um ato de insubordinação pela direção da PF. A corporação, porém, não admite oficialmente a medida. O afastamento foi confirmado, mas o motivo alegado é de que o próprio Queiroz teria pedido para deixar o comando do grupo porque teria de terminar um curso.

O delegado afastado denunciou ter sido sistematicamente boicotado desde que o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, assumiu o cargo. O diretor se uniu a Tarso na imposição pela saída de Queiroz. Antes, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que tirou Dantas da cadeia duas vezes após sua prisão durante a operação da PF, criticou a "espetacularização" da Satiagraha. Queiroz é alvo ainda de sindicância administrativa e de uma representação na corregedoria.

Clique nos nomes abaixo e veja os perfis
Quem é Dantas
Quem é Pitta
Quem é Naji Nahas

Clique no gráfico abaixo para ver matérias, comentário da colunista Rosane de Oliveira e como foi a Operação Satiagraha:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.