Notícias

 | 13/12/2007 20h37min

Ministério da Agricultura reforça importância do Sisbov para comercialização da carne

Atualmente, cerca de 10 milhões de animais estão registrados neste sistema de rastreabilidade

Para exercer maior controle da produção de carne, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dispõem do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). Atualmente, cerca de 22 mil propriedades brasileiras estão cadastradas e mais de 10 milhões de animais registrados neste sistema.

– A rastreabilidade é uma importante ferramenta que monitora o animal desde o seu nascimento até o abate – explicou o diretor do Departamento de Sistema de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Paulo César Nogueira.

A adesão ao Sisbov é voluntária. No entanto, produtores que pretendem vender aos mercados que exigem o controle de rastreabilidade da carne como, por exemplo, a União Européia, deverão ser, obrigatoriamente, certificados pelo Serviço.

A certificação é concedida por empresas que verificam o cumprimento dos procedimentos pelos produtores, previstos no sistema. Essas empresas são auditadas permanentemente pelo Ministério.

Para se cadastrar no Sisbov, o produtor deve cumprir uma série de exigências. Entre elas, informar dados como a identificação do rebanho no órgão estadual de defesa sanitária, o CPF, a inscrição estadual do estabelecimento, além de preencher o termo de adesão. Depois, o produtor deverá escolher uma dentre as certificadoras credenciadas pelo Ministério da Agricultura para realizar o rastreamento do rebanho.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.