Notícias

 | 13/12/2007 18h26min

Termina visita de técnicos sanitaristas da OIE ao Mato Grosso do Sul

Missão internacional conferiu a eficiência do conjunto de ações para erradicar e evitar o surgimento de aftosa no Estado

Luiz Patroni  |  luiz.patroni@canalrural.com.br

Terminou nesta quinta, dia 13, a visita da missão internacional mais aguardada pelos pecuaristas de Mato Grosso do Sul. Durante dois dias a equipe da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) conferiu a eficiência do conjunto de ações adotadas para erradicar e evitar o surgimento de casos de febre aftosa no sul do Estado.

A segunda visita da OIE ao Mato Grosso do Sul foi considerada mais tranqüila do que a realizada em dezembro do ano passado. Os técnicos percorreram propriedades que tiveram animais contaminados em 2005. Acompanharam de perto a vacinação assistida pelos veterinários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e verificaram e fotografaram os brincos e os bótons usados na identificação do rebanho. O processo de imunização despertou curiosidade.

– O Sistema informatizado impressionou os visitantes – afirmou Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, secretária de produção de MS.

As autoridades de Mato Grosso do Sul ficaram com uma sensação de dever cumprido e esperam que a visita trague resultados positivos para a pecuária local.

– As expectativas após a visita são as melhores possíveis, já que o Estado cumpriu tudo o que foi prometido, e demonstrou avanço no controle da sanidade – disse Tereza Cristina.
 
Depois de visitar a Bolívia e Mato Grosso do Sul, os técnicos seguem para o Paraguai, onde vão se encontrar com outros dois grupos da OIE. Os técnicos devem se reunir na próxima sexta, dia 14, quando vão redigir um relatório final com as impressões sobre o controle da sanidade animal nos principais países produtores de carne na América do Sul.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.