Esportes | 30/09/2011 21h10min
Leandro Damião tem um novo mantra. Antes da lesão muscular na perna direita, só pensava em marcar gols. Agora, repete sempre em seu Twitter o verbo "tratando". Isso porque o artilheiro do Brasil neste ano trocou a maratona de jogos pela intensa rotina do departamento médico desde a contusão contra o Figueirense, na quarta-feira da última semana, que o alija dos campos por cerca de 40 dias. A recuperação evolui bem e deixa o centroavante animado.
Leia mais
> FOTO: Damião posta imagem na fisioterapia
> Liverpool oferecerá R$ 60 milhões, diz site
> Lesão interrompe maratona de Damião
O tratamento não para. De domingo a domingo, sete dias por semana, sem descanso. Damião fica sob os cuidados dos fisioterapeutas Mauren Mansur e Rodrigo Rossato durante pelo menos cinco horas diárias. E o trabalho vem dando resultado. Damião já consegue fazer movimentos mais simples, como caminhar com normalidade. Nos últimos dias, passou para a chamada cinesioterapia. Ou seja, atividades que visam ao movimento do corpo. Um dos exercícios é na bicicleta ergométrica.
— Como já comunicamos, ele fez uma lesão de grau dois, é uma lesão importante. Ele está reagindo muito bem. Já consegue fazer coisas simples, como caminhar e essas coisas. Ele está trabalhando a outra perna e, com cuidados, fazendo a imobilização da musculatura da perna (a machucada) sem dor. Está evoluindo bem dentro da expectativa. Esperamos também que a sua juventude nos ajude — projeta o diretor médico do clube, Paulo Rabello.
_Rotina de tratamento:
7 dias por semana - 2 turnos
9h às 11h - 14h às 17h30min
_Alguns cuidados:
1. Melhorar a amplitude do movimento
2. Cicatrização do tecido lesionado
3. Manutenção da capacidade cardiorrespiratória
Não é necessário fazer parte da junta médica colorada para acompanhar a evolução do atacante. Damião posta diariamente no Twitter algumas informações e fotos do tratamento. A lesão não tirou seu espírito tuiteiro nem a costumeira alegria.
Quem garante é o pai. Seu Natalino, o "Bigode". A prova foi tirada na quarta-feira. Natalino esperava ver um filho chateado ao assistir a Brasil x Argentina pela televisão, um jogo em que deveria estar em campo se não tivesse se lesionado. Que nada. Torceu normalmente, sequer aparentou sinal de tristeza.
— Ele está feliz, confiante — testemunha Natalino, que passou toda essa semana com o filho. — Um médico do Inter me disse que poderia se recuperar em até 30 dias.
Quando não está batalhando pela recuperação no departamento médico, Damião tenta se aprimorar em outra área: o videogame. O tempo longe dos gramados também serve para acompanhar jogos pela TV. É raro vê-lo fora de casa. As poucas escapadas do jogador se resumem a rápidos passeios no shopping Praia de Belas.
Seu Natalino já voltou para São Paulo. Deseja voltar a Porto Alegre quando seu filho mais ilustre estiver pronto para o combate. Se a previsão inicial de ausência por sete rodadas se mantiver, Damião retorna diante do Fluminense no Beira-Rio, no dia 5 de novembro.
— Quando ele jogar o primeiro jogo, quero estar no estádio — promete Natalino.
Mas não é só ele. Outros milhões de colorados aguardam ansiosamente por esse momento.
> @leandrodamiaoo em 140 caracteres:
@23 de setembro - sexta-feira - começa tratamento
@24 de setembro - antes de dormir, o videogame
@25 de setembro - Domingo de Inter 2x1 Atlético-MG - Brasileirão
@26 de setembro - tratamento sempre intensivo
@28 de setembro - Quarta-feira de Brasil x Argentina - amistoso
@30 de setembro - exercícios na bicicleta ergométrica
> Próximos jogos:
02/10 - Atlético-PR x Inter
09/10 - Inter x Vasco
13/10 - São Paulo x Inter
>> Confira:
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Damião encara período de recuperação com otimismo
Foto:
Montagem sobre fotos Mauro Vieira, Flávio Neves e Reprodução
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.